quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Mensalão - João Paulo Cunha descarta renunciar

Deputado petista condenado lança revista com sua versão sobre mensalão

Fernanda Krakovics

BRASÍLIA - Condenado por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato (desvio de dinheiro público) no processo do mensalão, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) lançará hoje, na Câmara, uma revista intitulada "A verdade, nada mais do que a verdade sobre a Ação Penal 470" Na sequência, fará um discurso, em plenário, para se defender e questionar o resultado do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). O petista disse que não pretende aproveitar a ocasião para renunciar ao mandato.

— Eu? Se vou me defender, por que vou renunciar ao mandato? — indagou o deputado.

Ele foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão e começará a cumprir a pena em regime fechado. Seu pedido de prisão ainda não foi expedido porque ele teve recursos aceitos pelo STF.

João Paulo foi condenado por receber R$ 50 mil, em 2003, quando era presidente da Câmara, para beneficiar agência de publicidade de Marcos Valério, operador do mensalão, em contratos com a Casa.

De acordo com resenha divulgada pela liderança do PT na Câmara, a revista editada por João Paulo aborda "de forma técnica" no formato de perguntas e respostas, os episódios julgados pelo STF e denunciados pela Procuradoria Geral da República. Ainda de acordo com a resenha, a publicação traz certidões de órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Divisão de Perícias da Polícia Federal para embasar a versão do deputado.

Já presos em decorrência do julgamento do mensalão, José Genoino (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP) renunciaram aos mandatos de deputado para evitar o desgaste de um processo de cassação.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: