terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Oposição aposta em desejo de mudança

Natuza Nery, Márcio Falcão

BRASÍLIA - Os dois principais presidenciáveis da oposição apostam no desejo de mudança do eleitor em relação às ações do futuro presidente, indicado na pesquisa Datafolha, para decolarem na corrida presidencial de 2014.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador Eduardo Campos (PSB-PE) minimizaram o aumento da vantagem da presidente Dilma Rousseff e mostraram sintonia em suas avaliações feitas à Folha sobre o futuro do quadro sucessório --que, na visão deles, traz preocupação ao PT.

"O mais relevante é que dois terços da população querem mudança. Somente no momento em que os intérpretes da mudança [oposição] puderem oficialmente falar para o conjunto da sociedade é que esse sentimento se transformará em intenção de voto", disse Aécio.

Campos reforçou a análise: "O jogo ainda não começou, porque a maioria da população ainda está distante do debate sucessório. Agora, quando é chamada a pensar sobre a sucessão, mostra que já tomou a decisão de mudar".

Segundo o Datafolha, 66% dos entrevistados querem que o próximo presidente adote ações na maior parte diferentes das de Dilma. Só 28% querem ações iguais.

Mas em todas as simulações, o cenário que parece mais provável é também aquele em que Dilma se sai melhor. Ela tem 47% das intenções de voto contra 19% de Aécio e 11% de Campos. Em outubro, Dilma tinha 42%, o tucano, 21%, e o socialista, 15%.

Os dois apostam que crescerão quando a campanha começar de fato.

Para Campos, o "sentimento de mudança nessa proporção e com essa antecedência não se via nos pleitos anteriores. Nesta hora, o que se vê é o desconhecimento de candidatos que nunca participaram de uma eleição majoritária nacional".

Campos e Aécio nunca disputaram eleições nacionais.

"Em 2009, Dilma vinha atrás nas pesquisas, mas o sentimento de continuidade era forte, e ela foi eleita em 2010. Agora, é mudança", disse o senador mineiro.

Em conversas com peemedebistas anteontem, o ex-presidente Lula disse que o cenário seguirá favorável a Dilma e que Campos tem um complicador pela frente: a ex-senadora Marina Silva, tida por ele como difícil e sectária.

No encontro, Lula afirmou que Marina puxará Campos para baixo na eleição. Segundo o Datafolha, Dilma só não venceria a eleição no primeiro turno nos cenários em que a ex-senadora é candidata.

Colaborou Marina Dias

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: