domingo, 15 de dezembro de 2013

Painel - Vera Magalhães

Conflito de interesses
Principal cotado para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Josué Gomes da Silva (PMDB) tem a BNDESPar como acionista minoritária de sua empresa, a Coteminas. A holding do BNDES, vinculado à pasta, é detentora de 9,84% das ações da firma, segundo dados registrados na Bovespa. Atualmente, o titular do ministério, Fernando Pimentel, ocupa a presidência do conselho de administração do banco. Além disso, a Coteminas já recebeu financiamentos do BNDES.

Recordar... Integrantes do governo que defendem a ida de Josué para a pasta já têm a informação em seus radares e lembram que a situação remete à de Luiz Fernando Furlan, que se afastou da Sadia para assumir o cargo de ministro no governo Lula.

... é viver Na época, em 2005, ele estava à frente do conselho do BNDES quando o banco barrou um pedido de financiamento apresentado pela Sadia, empresa que havia presidido e que era comandada por seus parentes.

Pressa Alexandre Padilha (Saúde) já fez chegar a Dilma Rousseff que prefere deixar o ministério em janeiro, como estava programado antes de outros ministros começarem movimento para ficar no governo até março.

Tô voltando Nos fins de semana, Padilha e a mulher já se dedicam a empacotar os livros, que estão sendo levados para seu apartamento na rua Avanhandava, na Bela Vista, famosa pelas cantinas.

Timing E apesar da resistência de Fernando Pimentel, o PT também trabalha com sua saída do Ministério do Desenvolvimento até o fim de janeiro para tocar sua candidatura ao governo de Minas.

Migração Sem espaço para ser candidata ao Senado pelo PT catarinense, Ideli Salvatti (Relações Institucionais) pode ser transferida na reforma para a Secretaria de Direitos Humanos, no lugar de Maria do Rosário.

Perspectiva Com a iminente decisão do Banco Central americano de retirar os incentivos para o mercado local, o Planalto já trabalha com a possibilidade de uma intensa volatilidade do dólar a partir de janeiro, podendo afetar os índices de inflação.

Clima 1 A pressão pública do governo brasileiro sobre a França para acelerar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, durante a visita de François Hollande, serviu para criar um "constrangimento calculado" entre os dois blocos.

Clima 2 O Brasil fez questão de jogar a responsabilidade de volta para os europeus, que no início do ano criticaram o Mercosul pelo atraso da apresentação de propostas para o acordo.

Prova Assim como Dilma, Hollande também sofre críticas de empresários em seu país. Ao receber uma medalha da Fiesp, disse: "Vou mostrar a todo mundo na França para provar que eu defendo a indústria francesa".

União O novo presidente do PSOL, Luiz Araújo, vai conversar com dirigentes do PSTU nas próximas semanas para tentar construir uma inédita aliança de esquerda em torno da candidatura do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) à Presidência.

Em casa Pesquisa do PSOL no Amapá, reduto de Randolfe, mostra o socialista em segundo lugar no Estado, com 25% das intenções de voto, atrás de Dilma (46%). Aécio Neves (PSDB) tem 10% e Eduardo Campos (PSB), 6%.

Submerso Geraldo Alckmin (PSDB) lança terça-feira o edital de licitação do túnel marítimo que ligará Santos ao Guarujá, uma das obras prioritárias de sua gestão, orçada em R$ 2,4 bilhões.

TIROTEIO
Os tucanos dizem que o Judiciário não age politicamente. Agora que o trem pagador do PSDB chegou ao STF, é hora de provar a tese.

DO PRESIDENTE DO PT-SP, EMIDIO DE SOUZA, sobre o envio ao STF do inquérito que apura denúncias de corrupção em obras de trem e metrô no governo de SP.

CONTRAPONTO
Beleza não põe a mesa
Durante discurso na abertura do 5º congresso do PT, em Brasília, na última quinta-feira, Lula falava sobre o que ele classifica como "preconceito" e "medo" de setores do eleitorado de votar no PT.

O ex-presidente chamou a atenção para vitória do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, em 2012, quando militantes gritaram na plateia:

-Lindo!

Lula, então, respondeu:

-Lindo, né? Ninguém quer saber se ele é lindo! Querem saber se ele é do PT!

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: