quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Painel - Vera Magalhães

Lista de desejos
A indústria definiu sua pauta prioritária para o Congresso no ano eleitoral. A Agenda Legislativa da Indústria 2014 lista 14 propostas urgentes para o setor em tramitação no Senado e na Câmara. Entre elas estão a extinção do adicional de 10% do FGTS, a proposta que regulamenta a terceirização e a que racionaliza a cobrança do IPI e desonera o setor produtivo. A CNI avalia que esses projetos são importantes para reduzir o peso de impostos e dar segurança jurídica às empresas.

Disputado 1 Diferentemente do resto do país, onde Dilma Rousseff lidera com folga a sucessão presidencial, pesquisa realizada no Distrito Federal pelo instituto Dados mostra um quadro mais pulverizado de votos.

Disputado 2 Na pesquisa, realizada dos dias 1 a 9, com 3.000 entrevistas, a presidente tem 24,8%, seguida por Aécio Neves (PSDB), com 20,8%. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), aparece com 10,5%.

Minha casa... De olho no apoio de PSDB e DEM a sua candidatura ao governo da Bahia, o vice-presidente da Caixa Geddel Vieira Lima (PMDB) colou no prefeito ACM Neto e virou frequentador assíduo de inaugurações de obras em Salvador.

... é da oposição Na última sexta-feira, elogiou o prefeito em discurso e entregou pessoalmente as chaves das casas de um conjunto habitacional. Eram unidades do Minha Casa, Minha Vida, vitrine eleitoral de Dilma Rousseff.

Hora extra Geddel cobrou na última semana do vice-presidente Michel Temer que seja feita logo sua substituição na Caixa. O PMDB indicou formalmente para a vaga o diretor Roberto Desiree.

Cada um... Derrotada na eleição interna do PT-CE, a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins, rival do governador Cid Gomes (Pros), insiste na tese de candidato próprio para o governo em 2014. "Se o governador quer ter candidato e o senador Eunício Oliveira também quer se viabilizar, por que o PT não pode?"

... na sua Luizianne afirma que quer "curtir a vida acadêmica" até decidir seu futuro político. Ela fará mestrado em comunicação na PUC-RJ. "Posso ser candidata ao governo ou a deputada. Mas se o PT resolver apoiar o candidato do governador terei de parar e refletir."

Não tá fácil... A presidente do Conselho Nacional de Biblioteconomia, Regina Céli de Sousa, soltou nota em que diz que, para trabalhar na biblioteca do advogado José Gerardo Grossi, José Dirceu precisará ter a supervisão de um bibliotecário.

... pra ninguém "É um equívoco acreditar que as funções do bibliotecário se resumem a controlar a entrada e saída de livros", afirma Regina. A nota diz que descumprir a lei que obriga diploma é passível de sanção.

Reloaded 1 O Marco Civil da Internet terá nova negociação em 2014. Como está, o projeto não será votado. Um dos pontos de divergência é a obrigatoriedade de empresas estrangeiras instalarem data center no Brasil.

Reloaded 2 O governo aceita discutir a regra, mas não abre mão de que os pedidos judiciais sejam atendidos pelas empresas em casos de violação da privacidade. José Eduardo Cardozo (Justiça) vai liderar a discussão.

Filmou... O Conselho Nacional de Trânsito aprovou resolução que permite sanção a motoristas flagrados por câmeras cometendo infrações em rodovias. As multas poderão ser aplicadas por policiais que veem as imagens em centros de operação.

...dançou Antes, algumas multas só podiam ser constatadas pelos agentes no local da infração, como no caso de motoristas falando ao celular ou dirigindo sem cinto de segurança. No futuro, a nova regra poderá ser implementada nas cidades.

TIROTEIO

"Com este quadro, não surpreende que o índice de reincidência seja de 82% dos presos. Os presídios são universidades de crimes."
DE MARCUS VINICIUS COÊLHO, presidente da OAB federal, sobre casos de violações aos direitos humanos em prisões no país, investigados pela entidade.

CONTRAPONTO

Eu prometo

Governadores do Nordeste participaram em agosto, em Maceió (AL), de reunião do Conselho da Sudene. Alguns deles chegaram à capital alagoana na véspera, para discutir a pauta que seria entregue à presidente Dilma Rousseff com reivindicações da região.

O anfitrião do encontro, Teotonio Vilela (PSDB), pediu que fosse incluída na lista a duplicação de rodovia federal que liga Maceió ao Recife. Foi interrompido por Eduardo Campos (PSB-PE), que, na época, ainda não admitia abertamente sua candidatura presidencial:

--Essa aí você pode deixar, Téo, que eu vou duplicar quando for presidente!

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: