segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Painel - Vera Magalhães

Sem puxadinho
Dilma Rousseff tentou, mas não lançará a terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida. Uma das vitrines de sua administração, o programa terá peso na campanha pela reeleição. A presidente chegou a fazer consultas à Caixa Econômica Federal para avaliar a concessão de mais subsídios. Mas à negativa do banco, que avançou mais do que o esperado com recursos às construções, somou-se a preocupação de Dilma em dar um passo adiante sem ter concluído a fase dois do programa.

Recorde Mesmo sem lançar a terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida, Dilma deve terminar seu mandato com 2,4 milhões de casas entregues e 600 mil em andamento, totalizando 3 milhões, número que supera em 1 milhão o total de moradias prometidas e que será explorado pelo marketing na campanha.

Mais peso Em três anos de gestão, o programa consumiu R$ 50 bilhões, uma média de R$ 16,7 bilhões por ano. Esse investimento representa 15% do total destinado pela União para habitação.

Abaixo os... O ministro Guilherme Afif (Pequena e Micro Empresa) comemorou o decreto da Receita Federal, na véspera do Natal, que dispensa o reconhecimento de firma em documentos apresentados ao órgão.

... carimbos Afif lembra que, quando sua pasta (que tem a atribuição de reduzir a burocracia) foi criada, exigiram reconhecimento da firma dele para fornecer o CNPJ. "Me queixei com a presidente e ela ficou muito brava", diz.

Low profile Indicado pelo líder peemedebista Eduardo Cunha (RJ) para o lugar de Geddel Vieira Lima na vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Roberto Derziê é um funcionário de carreira que está há mais de 20 anos no banco.

Melhor assim Sua escolha foi costurada com o aval do presidente da CEF, o petista Jorge Hereda, que preferiu ter um técnico de carreira a ver o PMDB indicar outro político para a vaga que também já foi de Moreira Franco.

Até o fim 1 Eduardo Campos (PSB) deve esticar até o prazo legal, em abril, sua desincompatibilização do governo de Pernambuco.

Até o fim 2 O presidenciável tem várias obras para entregar nos primeiros meses do ano, entre elas escolas em tempo integral e a interligação ao aeroporto por trem, vitrines que pretende usar ao máximo para se contrapor aos projetos que Dilma Rousseff deve lançar.

Hora do... Campos avisou aos principais articuladores de sua candidatura que fará reunião na semana de 6 de janeiro para definir um cronograma de campanha.

... jogo O PSB quer anunciar que o pernambucano será o candidato já em fevereiro, para acabar com a especulação de que Marina Silva poderia ser cabeça de chapa.

Desce do muro Tucanos esperam que, já no início de 2014, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), faça uma declaração incisiva de apoio à candidatura presidencial de Aécio Neves (MG).

Longo prazo O raciocínio dos tucanos é que, caso mantenha a atual política de boa vizinhança com Dilma, Neto fortalecerá a candidatura do petista Rui Costa à sucessão de Jaques Wagner e, consequentemente, reduzirá sua própria chance de formar aliança sólida para ser o candidato ao governo em 2018.

Agora vai? As mais recentes previsões de peemedebistas do Rio dão conta de que o governador Sérgio Cabral deixará o cargo até março para disputar o Senado.

Em casa Se sair, Cabral facilita que o vice e candidato a sua sucessão Luiz Fernando Pezão seja conhecido. Também abre caminho para que seu filho Marco Antônio seja candidato a deputado federal, o que seria vedado se ele ficasse no cargo até o fim.

TIROTEIO
Interpelado judicialmente, José Eduardo Cardozo demorou um mês para responder. Com ele, a Justiça tarda e também falha.
DE MILTON FLÁVIO, presidente do PSDB-SP, sobre o ministro da Justiça ter decidido processar o tucano José Anibal depois de ter sido interpelado por ele.

CONTRAPONTO

Melhor que a ecomenda

Convidado pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS) para um seminário em Corumbá sobre integração sul-americana, o ex-presidente Lula manifestou dúvida sobre se daria certo reunir o senador boliviano Isaac Avalos Cuchallo, de esquerda, e o paraguaio Luiz Alberto Castiglioni, de perfil mais liberal. Delcídio manteve a escalação.

Na sua fala, Cuchallo agradeceu o apoio dado por Lula ao presidente Evo Morales e enalteceu sua liderança.

O senador paraguaio foi ainda mais elogioso:

- Lula é hoje um cidadão do mundo. Para ele, o importante é o ser humano. Ele humanizou a política.

No fim, Lula elogiou Delcídio pelo sucesso do evento.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: