quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Panorama Política - Ilimar Franco

Dois pesos e duas medidas
O TCU está na mira do governo Dilma. Ele não quer autorizar o uso do método construtivista americano (pré-moldados) para levantar prédios para abrigar unidades pacificadoras e postos de saúde. O tribunal só aprovou para creches. Esta tecnologia, descoberta por técnicos do MEC, ergue obras 24% mais baratas e que ficam prontas em cerca de sete meses ao invés de dois anos.

MST: “O governo andou para trás”
O MST não apoia a política do governo Dilma para a reforma agrária, Seu presidente, João Paulo Rodrigues, proclama: "É uma vergonha. São 10 os imóveis desapropriados pelo governo Dilma. Pior que o último governo militar (João Figueiredo), quando foram desapropriados 152 imóveis”. Ele critica a presidente por ser "refém da Bancada Ruralista" (162 deputados e 11 senadores) e ter “ilusão com o agronegócio". O Ministério do Desenvolvimento Agrário passou a priorizar a produção dos atuais assentamentos. O ministro Pepe Vargas reconhece que “há acampamentos em áreas emblemáticas” (no Sul), mas explica que nestes casos “é impossível desapropriar”.

“A economia brasileira é uma centopeia, que vai se arrastando aos trancos e barrancos, num clima de esmorecimento, de falta de ânimo e de falta de confiança”

Aloysio Nunes Ferreira
Senador (PSDB-SP), sobre a economia de duas pernas mancas do ministro Guido Mantega (Fazenda)

Novo destino
A presidente Dilma faz as últimas viagens ao exterior em janeiro. Vai a Davos para o Fórum Econômico Mundial, a Caracas no Mercosul e Cuba para a CELAC. Depois, é só Brasil, e uma agenda do Poder executivo, política e eleitoral.

‘Tá’ dominado
A Assembleia Legislativa de São Paulo, presidida por Samuel Moreira (PSDB), na foto, fez o que a Câmara dos Deputados ou o Senado jamais teriam qualquer beneplácito, da opinião pública, se o fizessem. Ela rejeitou a criação de CPI sobre “a formação de um cartel de empresas em contratos de trem e metrô do governo estadual”.

O pai da criança no site do PSB
O ex-governador Miguel Arraes é apresentado como mentor do ex-presidente Lula. Está lá: “Fez, nos seus governos, importantes projetos sociais, como Farmácia Popular, Chapéu de Palha e Luz para Todos, que inspiraram o presidente Lula".

Quem sabe faz a hora
Os articuladores da candidatura Aécio Neves (PSDB) ao Planalto não trabalham num cenário no qual dirigentes dos partidos médios se definam antes de maio. Eles avaliam que partidos, como PTB, PDT, PR, PP e PSC e PP, não vão tomar nenhuma decisão antes de avaliar qual dos três candidatos têm expectativa de poder.

O mês da polarização
O PT e o PSDB vão duelar em maio. Ambos terão inserções comerciais e programa nacional na TV. O PT no dia 15. O PSDB no dia 22. O PCdoB e o PTB, aliados de Dilma, também terão rede de TV.

Na correnteza
A casa da ministra Helena Chagas (Comunicação Social) ficou alagada no sábado. Por causa das obras no Aeroporto Internacional de Brasília, a água da chuva invadiu muitas casas no Lago Sul.

O desenho. Petistas e tucanos preveem a polarização em 2014. O PT preferia uma disputa plebiscitária. Mas o candidato do PSB mudou o campo de jogo.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: