sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Panorama Político - Ilimar franco

Guerra de posições
Os tucanos estão empenhados em convencer formadores de opinião e líderes políticos que a chapa Eduardo Campos/Marina Silva não tem futuro. Mesmo que Eduardo dobre nas pesquisas quando Marina é a vice, os estrategistas de Aécio Neves afirmam que a chapa não chegará aos 30%. Os aecistas querem evitar a divisão das forças e uma sangria em direção ao candidato socialista.

Quem paga a conta?
Advogados estão se perguntando sobre qual é o objetivo real de transportar para Brasília os condenados no processo do mensalão? As leis brasileiras, em casos de normalidade quanto a prisões, dá direito aos condenados escolherem qual o local de cumprimento de suas penas. Estes procuram escolher a cidade onde eles, e seus familiares, residem. É o que está ocorrendo agora. Estes advogados citam as consequências do STF ter levado os condenados até Brasília. A PF pagou diárias e passagens para policiais. A FAB usou aeronave e soldados da tropa. E o Poder Público Federal está gastando com passagens de presos. Todos estes gastos poderiam ter sido evitados.

“A doação compromete a normalidade e a legitimidade do pleito eleitoral, compromete seriamente a independência dos representantes”
Joaquim Barbosa
Presidente do STF, em defesa da proibição de doações para financiar as campanhas eleitorais pelas pessoas jurídicas

Dando de ombros
O Planalto não enxerga peso eleitoral nas críticas à sua intervenção na economia. A assessoria da presidente Dilma diz que o governo intervém na defesa do bem comum, como no caso da redução dos preços da energia e dos combustíveis.

A pão e água
Os socialistas terminaram o ano irados com a ministra Ideli Salvatti. O PSB não criou problemas para votar o orçamento nem faz oposição sistemática. Mas na hora de liberar emendas seus parlamentares só foram atendidos em 50%. O PMDB liberou acima de 80%. “Eles são rancorosos e vingativos”, critica o líder do partido, deputado Beto Albuquerque(RS)

Voo solo
Cortejado, o PSC resiste ao assédio. Seu presidente, o Pastor Everaldo, garante que ele será candidato ao Panalto. Diz que em suas pesquisas, seu nome chega a 4% e que em janeiro vai percorrer o Maranhão, a Bahia e São Paulo.

Em ritmo de eleição
O Planalto vai incrementar seu “Gabinete Digital”. O objetivo é dar visibilidade aos 36 programas prioritários da presidente Dilma e contestar as críticas de má gestão. O governo quer mostrar que as metas estão ao alcance da mão. "Passamos o mandato trabalhando. Tem muita entrega para fazer", diz a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

Faltam 'DEPUTADOS' em São Paulo
A assessoria da Assembleia paulista explica que criar uma CPI não passa pelo presidente da Casa, Samuel Moreira (PSDB). Uma CPI precisa de 32 assinaturas. E não há 32 deputados dispostos a investigar suspeitas de desvios na obra do metrô.

Empurrando com a barriga
A sucessão presidencial está atropelando o calendário eleitoral. Mesmo assim, o governador Renato Casagrande (PSB-ES) só quer tratar da montagem de seu palanque em maio. O seu principal aliado, o PT, transpira impaciência.

Na agenda da presidente Dilma para janeiro está prevista sua participação da inauguração dos estádios para a Copa em Manaus e Natal.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: