quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Para Alckmin, seria ‘muito honroso’ que Serra disputasse o Senado

Segundo governador de São Paulo, Aécio Neves já é o candidato do PSDB à sucessão presidencial

Em mais de uma conversa telefônica, nas últimas semanas, Geraldo Alckmin chegou a pedir a José Serra que definisse logo se disputaria ou não contra Aécio Neves o posto de candidato tucano no ano que vem.

Gustavo Uribe

SÃO PAULO – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, considerou nesta segunda-feira que seria “muito honroso” e “importante para São Paulo” que o ex-governador José Serra disputasse uma vaga ao Senado Federal nas eleições do ano que vem. Segundo o líder tucano, com a decisão de José Serra de abrir mão do posto de candidato à sucessão presidencial, o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, “já é o candidato” da sigla ao Palácio do Planalto.

Na avaliação do governador de São Paulo, a atitude de José Serra, que fez o anúncio na noite de segunda-feira por meio das redes sociais, foi de “desprendimento” e ajuda a unir o partido para a sucessão presidencial.

— Primeiro, eu acho que a atitude do José Serra foi uma atitude de desprendimento, uma atitude importante para unir o partido. Eu acho que, à medida que o José Serra não é candidato, o Aécio neves já é o candidato. Mas isso formalmente pode ser feito a qualquer momento. O José Serra é preparado para disputar qualquer cargo. Uma pessoa com experiencia de prefeito, governador, ministro da área social, econômica, da saúde. Extremamente preparado — afirmou o tucano.

Ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de São Paulo foi uma das lideranças que atuou para uma definição rápida da candidatura do PSDB à sucessão presidencial. Nas últimas semanas, em mais de uma conversa telefônica, Geraldo Alckmin chegou a pedir a José Serra que definisse logo se disputaria ou não contra Aécio Neves o posto de candidato tucano no ano que vem.

No início de novembro, diante da indefinição de José Serra, o governador de São Paulo chegou a se reunir com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para reanalisar o cronograma de lançamento da candidatura do partido.

— O José Serra que vai definir (se será candidato ao Senado Federal). Mas seria muito honroso, muito importante para São Paulo — observou o tucano, que inaugurou nesta terça-feira uma ponte e uma ciclovia na Zona Sul da capital paulista.

Segundo aliados de José Serra, desde o início de dezembro o tucano já vinha falando da possibilidade de desistir da disputa pela candidatura do PSDB ao Palácio do Planalto em 2014. A decisão do tucano, de acordo com eles, foi tomada em face do atual cenário eleitoral.

— Ele chegou a aventar isso e não sabia quando faria. Não havia clareza se ele faria agora ou em outro momento — afirmou ao GLOBO o vice-presidente nacional do PSDB, Alberto Goldman, um dos maiores aliados de José Serra.

Em outubro, em evento na Bahia, o tucano criticou a antecipação da campanha eleitoral, mas admitiu que "gostaria" de ser presidente. A última pesquisa de intenções de voto, divulgada pelo Datafolha no final de novembro, mostrou que em um cenário com José Serra e Marina Silva, a presidente Dilma Rousseff não venceria a disputa eleitoral no primeiro turno, diferente dos demais cenários eleitorais realizados pela pesquisa.

— Ele (José Serra) vinha discutindo isso com os amigos mais próximos já faz uns quinze dias diante do atual cenário eleitoral — disse um aliado próximo do tucano.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: