sábado, 28 de dezembro de 2013

Política - Cláudio Humberto

Leilões após saída de Gleisi
Era a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) que travava os leilões de concessão de aeroportos e rodovias. Somente depois que a presidente Dilma tirou dela a coordenação do programa é que saíram os leilões de privatização de aeroportos e estradas, como a BR-040, leiloada ontem. Por não entender o programa, nem ter tempo para estudá-lo, como dois ministros confirmaram à coluna, ela simplesmente o engavetava. Dilma só descobriu que Gleisi atrapalhava os leilões com a saída de Bernardo Figueiredo da Empresa de Planejamento e Logística (EPL). Figueiredo se demitiu da EPL, criada para ele, porque já não suportava embates com Gleisi, pela incapacidade da ministra de entender o tema. Agora que a privatização avançou e Gleisi sairá do cargo para disputar as eleições, Figueiredo está louco para voltar à EPL, dizem os amigos. A expectativa é que em 2014 deslanchem os leilões para a concessão de ferrovias, também atrapalhados pela ministra da Casa Civil.

Superávit debocha das vítimas
O secretário do Tesouro, Arno Augustin (foto), parecia estar debochando ao celebrar ontem o "superávit histórico" de R$ 28,8 bilhões em novembro, enquanto capixabas e mineiros contam seus mortos, casas destruídas, vidas despedaçadas, em tragédias que teriam sido evitadas ou minimizadas não fosse a recusa do governo, em nome do "superávit", de liberar recursos para obras de prevenção contra desastres naturais.

Vergonha
A execução orçamentária mostra que o governo Dilma liberou para o Espírito Santo, em 2013, somente 0,41% das verbas de prevenção.

Quem manda
Ex-colega de Dilma no governo de Olívio Dutra, de má memória, no Rio Grande do Sul, Arno Augustin é tido como ministro de fato da Fazenda.

Obtusidade
Tecnocrata obtuso, que demoniza o lucro, Arno Augustin não se acanha de celebrar superávit do setor público, mesmo à custa de seres humanos.

Busca de solução
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) e o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), se reúnem dia 7, para tratar da compra da Terra Buriti, símbolo do conflito de índios e fazendeiros.

Renúncia à vista
Em meio a processo de cassação por quebra de decoro, Natan Donadon (RO) cogita seguir os mensaleiros e colegas de presídio e renunciar ao mandato logo que a Câmara voltar ao trabalho.

Voando...
A Presidência da República pretende pagar até R$ 19 milhões em viagens nacionais e internacionais até o fim do mês. A agência escolhida atenderá 12 órgãos do governo em 23.083 percursos.

Ascenção
Com o deputado Anthony Garotinho (PR) inteiramente dedicado a sua campanha ao governo do Rio, o deputado e vice-líder Bernardo Santana (MG) assumirá a liderança do PR na Câmara em 2014.

Pensando bem...
...passando o réveillon no xilindró, Dirceu e demais mensaleiros terão mesmo que ver o ano novo nascer quadrado.

Frase
"O prazo é desafiador, mas dá segurança da melhoria da rodovia"
Ministro Cesar Borges (Transportes) e os 5 anos para duplicar a BR-040 privatizada

Mais prazo
Com as atividades prorrogadas até dezembro de 2014 pela presidente Dilma Rousseff, a Comissão da Verdade terá mais um ano inteiro para resgatar polêmicas e apresentá-las ao público antes das eleições em outubro.

Núcleo duro
Os presidentes do PT, Rui Falcão (SP), e do PMDB, Valdir Raupp (RO) deverão integrar o núcleo duro de campanha da presidente Dilma Rousseff. O ministro Aloizio Mercadante (Educação) também é cotado.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: