quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Recuo do PIB é resultado da inépcia do governo, diz Roberto Freire

Freire cobra investimentos em inovação para turbinar a economia

Por: Valéria de Oliveira

“É um exemplo da inépcia do governo na gestão da economia”, disse o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), ao comentar o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre, que recuou 0,5% em relação ao trimestre anterior. A presidente Dilma Rousseff foi incapaz de “enfrentar aquilo que Lula, por irresponsabilidade, lhe colocou nas mãos: o verdadeiro abacaxi que é a falta de políticas econômicas de desenvolvimento e crescimento; por causa disso, crescemos de forma medíocre nos últimos anos e assim será em 2013”, acrescentou.

Freire condenou também a queda de 10,37% das ações ordinárias da Petrobras – a maior desde 2008, na crise financeira mundial. “É um crime de lesa-pátria, resultante da política implementada na empresa pela dupla Lula-Gabrielli (José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da companhia)”, classificou. Segundo o parlamentar, “o desastre” é consequência do uso “abusivo” da Petrobras, “uma empresa que sempre teve relação com a identidade nacional, para represar a inflação, que o governo, por incompetência, não conseguiu segurar”.

Freire explicou que, com os preços administrados dos combustíveis e da energia elétrica, o governo controla os índices inflacionários artificialmente. “Mas, a qualquer hora, essa inflação vai explodir, e a política usada por Lula e Dilma já vai ter lesado a Petrobras e os consumidores de energia que estão pagando pelas usinas termoelétricas a diesel para que não tenhamos um apagão, fantasma que é outra consequência da incapacidade do governo”.

PIB medíocre
Roberto Freire tachou de medíocre o PIB do terceiro trimestre e ironizou a promessa do ministro Guido Mantega (Fazenda) de que haverá uma reação nos resultados dos três últimos meses do ano. “Quem acredita em Mantega também acredita em papai noel e em saci-pererê. Suas previsões não têm a menor consistência, são completamente estapafúrdias. Me lembro do ano passado, quando crescemos menos de 1%, que ele havia dito que o índice seria de 5%. Nem internamente, no Brasil, nem no exterior, Mantega conta com confiança nas suas previsões. Ele não tem seriedade”, disse.

Sobre o desempenho pífio da indústria, que cresceu apenas 0,1% em relação ao trimestre anterior e foi uma das causas da redução de 0,5% do PIB, Freire afirmou que o país vem passando por um processo de desindustrialização há muito tempo. “Isso não começou no governo Lula, mas foi nos governos do PT que ele se acentuou”, destacou. Segundo Freire, a desindustrialização é crescente e o governo não cria antídotos nem alternativas a ela, “nem mesmo com a economia do futuro, do conhecimento, do investimento na ciência e na tecnologia”.

O Brasil voltou na história, criticou o presidente do PPS, salientando que o país tem atualmente uma pauta do período colonial: exporta matéria-prima, sem agregar o valor da indústria. Os investimentos concretos em inovações tecnológicas, disse Freire, foram relegados a segundo plano porque o governo, “prioriza o populismo, a exacerbada preocupação com a popularidade e não a criação de estruturas básicas para que o país se desenvolva e a sociedade tenha melhores condições de vida e perspectivas de futuro”. O deputado condena o fato de o governo ter foco apenas “no hoje”. “Não há planejamento, programação”.

Fonte: Portal do PPS

Nenhum comentário: