terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Brasília-DF – Denise Rothenburg

War
No jogo de conquista de territórios, cada um tem um objetivo secreto a ser cumprido. O do PT, nessa fase, é "destruir Eduardo Campos" e os exércitos dele. Para isso, o editorial petista chamando o governador de Pernambuco de "tolo" extrapolou o mundo virtual e começa a tomar conta dos estados.
» » »
"Há um movimento claro do PT no sentido de tentar empurrar a candidatura de Eduardo Campos para a direita. E isso evidencia o temor deles (dos petistas) de que Eduardo avance sobre um eleitorado do qual eles se julgam proprietários, o eleitorado de esquerda", diz o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral. Antes, era apenas Pernambuco, mas, agora, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Sul já registraram mal-estar entre os dois partidos. Ou seja, não tem mais volta.

"Irremovível"
Assim, os peemedebistas definiram a candidatura de Luiz Fernando Pezão ao governo do Rio de Janeiro. E não aceitam palanque duplo. Isso significa que não dão opção ao PT que não seja retirar a candidatura de Lindbergh Farias. Eles não se importam com Anthony Garotinho (PR) ou Marcelo Crivella (PRB). Mas é simbólico que o PT permaneça aliado do PMDB no Rio.

Cacife
As exigências dos peemedebistas têm uma razão básica: os dados da economia, até aqui, não permitem ao PT o luxo de dispensar aliados ou fazer muitas exigências em termos eleitorais. Para completar, esta semana ainda tem reunião do Copom, com perspectiva de alta de juros e, em Brasília, muitos postos subiram um pouquinho mais o preço da gasolina. Se continuar nesse ritmo, outros "irremovíveis" aparecerão.

Faroeste nacional
Os senadores que visitaram o presídio de Pedrinhas, no Maranhão, descobriram até mesmo presos que já terminaram de cumprir a pena e continuam por lá, porque a decisão de soltura ainda não foi expedida. Enquanto isso, policiais eram feitos reféns em Rondônia. É a panela de pressão do sistema prisional brasileiro explodindo.

O nome de Roseana
Se a governadora Roseana Sarney (PMDB-MA) decidir ficar no cargo até o fim do ano, ela dará preferência ao ministro do Turismo, Gastão Vieira, para concorrer ao Senado. Falta combinar com ele, que tem a reeleição certa para deputado federal.

Aécio e a CEF
O presidente do PSDB, Aécio Neves, pré-candidato a presidente da República, passou parte do dia ontem estudando a possibilidade de acionar o governo na Justiça devido à manobra da Caixa Econômica Federal de contabilizar como lucro o salto de contas inativas da poupança.

CURTIDAS
Tá na chuva.../ ...É para se molhar. É assim que o vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (foto), do PT do Paraná, se refere à bronca de Eduardo Campos com o texto publicado em uma rede social criticando o governador de Pernambuco. "A política é polêmica. Todos os dias, Eduardo Campos bate na Dilma descaradamente. Ele bateu, bateu e, de repente, caiu no salão e agora fica reclamando."

Tá ligado/ O presidente do PT, Rui Falcão, tem dedicado esses dias a reuniões internas para avaliar a situação nos estados. Ontem, conversou com o deputado João Paulo Lima, de Pernambuco.

O chamado/ O vice-presidente Michel Temer saiu de almoço no Rio ontem direto para o gabinete da presidente em Brasília. Não teve tempo nem sequer de passar na própria sala.
Viva dom Orani!/ A presidente Dilma Rousseff e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, gravaram uma saudação especial pela indicação de dom Orani Tempesta para integrar o cardinalato da Igreja Católica. A mensagem foi exibida ontem na Rede Vida, uma das emissoras ligadas à Igreja.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: