domingo, 5 de janeiro de 2014

Brasília-DF – Denise Rothenburg

O dono da bola
Pré-candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves definirá, logo após o carnaval — primeira quinzena de março —, qual será o concorrente tucano ao governo de Minas Gerais. Os dois postulantes ao cargo são o ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga e o deputado federal Marcus Pestana.
» » »
Ambos estão alinhadíssimos com a candidatura presidencial de Aécio. Para não melindrar um ou outro por conta da escolha, Aécio vai se basear em pesquisas qualitativas para saber qual o nome mais forte para manter a hegemonia do tucanato em Minas Gerais.
» » »
Aécio quer abrir 2 milhões de votos de vantagem sobre a presidente Dilma Rousseff nas eleições de outubro para compensar uma possível liderança da petista na região Nordeste.

CURTIDAS
Acarajé com queijo minas/ Na Bahia, quarto maior colégio eleitoral do país, Aécio também está interessado em montar um palanque forte. Mas lá quem conduzirá as conversas será o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) (foto), muito interessado em retomar o prestígio do carlismo no estado.

Estamos juntos/ PMDB, PSDB e DEM estarão no mesmo palanque para tentar derrotar o candidato do PT, Rui Costa, chefe da Casa Civil do governador Jaques Wagner. Os postulantes são o ex-governador Paulo Souto (DEM) e o ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal Geddel Vieira Lima (PMDB).

Painho!/ O cuidado de Aécio com o estado é tão grande que ele bancou, em novembro, a eleição de Antonio Imbassahy para a liderança da bancada na Câmara, pondo um fim na briga entre paulistas e mineiros. No mesmo dia, ele fez questão de agradecer ao senador mineiro. "Rapaz, você tá forte, hein?!", destacou o baiano.

Não está...
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, rezou para que 2013 terminasse logo. O petista acha que perdeu o primeiro ano de mandato, tantos foram os problemas enfrentados por ele. Mas a virada da folhinha no calendário não trouxe a paz que ele esperava.

...Sendo fácil
Desde que foi obrigado a exonerar Antonio Donato da secretaria de Governo, por suspeita de receber propina dos fiscais do ISS, Haddad mantém Roberto Garibi como interino. O prefeito quer nomear o secretário de Negócios Jurídicos, Luís Massoneto. O PT avalia como um bom nome, mas considera técnico demais. Para contrapor-se ao PSDB, os petistas querem um político no cargo.

Debaixo da asa
Os petistas reclamam que tiveram que rifar Donato, mas o governador Geraldo Alckmin manteve os três secretários suspeitos de envolvimento no cartel dos trens de São Paulo. E lembram que Robson Marinho, outro suposto beneficiário do pagamento de propinas pelas multinacionais, segue como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Convers@ de domingo
O relator do marco civil da internet, Alexandre Molon (PT-RJ), fala à coluna da sua proposta e das negociações que fez até o momento para tentar aprovar o primeiro projeto polêmico em pauta este ano. Veja no site www.correiobraziliense.com.br.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: