terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Dilma muda ministério pífio - Raymundo Costa

Eleição é uma oportunidade para melhorar governo

Às vésperas da reforma ministerial, muito se especula sobre os futuros integrantes do governo e pouco ou quase nada se diz sobre aqueles que deixam o cargo para disputar a eleição de 5 de outubro. São pelo menos nove ministros, cuja maioria não disse a que veio. Independentemente da origem partidária, o desempenho do ministério Dilma é pífio.

No PT, uma das maiores decepções é com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Amigo de juventude e de guerrilha da presidente, esperava-se mais de Pimentel. Na mediação das relações da presidente com os empresários ou na articulação política. Nem uma coisa nem outra.

O balanço dos três anos de Pimentel à frente do Desenvolvimento não autoriza comemoração. Embora próximo de Dilma Rousseff, o ministro passou virtualmente ao largo das discussões que levaram às desonerações do setor produtivo, decididas no Ministério da Fazenda. E o saldo da balança comercial (o comércio exterior está atrelado diretamente a sua pasta) foi o pior dos últimos 13 anos.

Pimentel deixa o Ministério do Desenvolvimento para disputar o governo de Minas Gerais, o terceiro maior colégio eleitoral do país. Ex-prefeito bem avaliado de Belo Horizonte, é um candidato competitivo. Para seu lugar a presidente cogita indicar o empresário Josué Gomes da Silva, proprietário da Coteminas, o maior grupo têxtil do país e filho do vice-presidente José Alencar, falecido em 2011. Josué poderia facilitar o diálogo com os empresários, portanto, nome a ser trabalhado já para o segundo mandato de Dilma.

Nos últimos dias, um jaboti que nunca falta às especulações sobre mudanças no governo, em Brasília, apareceu no alto da árvore: Henrique Meirelles. No Desenvolvimento ele estaria longe de Guido Mantega (Fazenda) - que andou balançando em 2014 -, mas perto o suficiente para sinalizar as boas intenções do governo com o mercado.

Essa, só muito bem combinada com Dilma. No final de 2010 o então ministro da Defesa Nelson Jobim tentou precipitar a compra dos caça francês Mirage sob a alegação de antecipar um problema de Dilma com os militares, logo no início do mandato. Dilma não só cancelou a compra, como recentemente decidiu-se pelo caça sueco Gripen.

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) é cotado para a Casa Civil, no lugar de Gleisi Hoffmann, candidata do PT ao governo do Paraná. Nome polêmico mesmo no PT, Mercadante criou áreas de atrito quando atuava como uma espécie de primeiro-ministro do governo, mas passou a se expor menos ultimamente. Mais dedicado à educação, restabeleceu a credibilidade no Enem, abalada por sucessivas trapalhadas de antecessor, faz uma administração elogiada do Pronatec e conseguiu mais recursos para a educação, ao assegurar 75% dos rendimentos do pré-sal para um setor que a presidente Dilma promete ser prioridade do governo, em novo mandado.

A opção técnica para a Casa Civil é Carlos Gabas, secretário-executivo da Previdência. Tanto um como o outro são considerados um upgrade na Casa Civil de uma Gleisi Hoffmann centralizadora, confusa e inexperiente como indicam as idas e vindas dos marcos regulatórios e de editais de concessões públicas.

Uma outra troca deve ocorrer no Palácio do Planalto: a ministra Ideli Salvatti deve concorrer a um cargo eletivo em Santa Catarina, possivelmente ao Senado, numa aliança com o governador do PSD, Raimundo Colombo. Na conta de Ideli são debitadas três derrotas do governo: a aprovação do Orçamento impositivo (na realidade, torna impositiva a execução de emendas ao Orçamento), a marcação de datas para a votação de vetos presidenciais e a decisão da Câmara e do Senado de estabelecer prazo internos para a votação de medidas provisórias. Uma possibilidade para o lugar de Ideli é o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). Ex-presidente do PT, o deputado esteve cotado em outras ocasiões mas sua indicação não vingou.

Candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para acabar com a primazia dos tucanos em São Paulo, o ministro Alexandre Padilha deixará o Ministério da Saúde com uma avaliação benevolente do PT, especialmente por causa do programa Mais Médicos, que dormitava na Casa Civil e foi acelerado no curso das manifestações de junho e ganhou a aprovação da maioria da população, como demonstram as pesquisas.

Padilha também acumulou créditos no PT por ações de ampliação de UPAs e na área de hemodiálise. Seu lugar é reivindicado pelo governador do Ceará, Cid Gomes. Para o irmão Ciro. Difícil, o PT quer manter o cargo, mas os Gomes estão na planilha de Dilma para a equipe de um novo mandato.

Surpresa no time atual é César Borges (PR). Ele tirou o Ministério dos Transportes do noticiário policial e ajudou a viabilizar as concessões de estradas. A exemplo de Edison Lobão (Minas e Energia) é um nome oriundo no antigo PFL, tem experiência técnica, identidade e afinidade ideológica com o mercado. No PMDB, a decepção é o Ministério da Agricultura - três ministros pemedebistas já passaram despercebidos pela pasta (Wagner Rossi, Mendes Ribeiro e Antonio Andrade). A perspectiva imediata não autoriza otimismo: Silas Ribeiro (MG). Não tem risco de dar certo, como dizia o finado deputado Luiz Eduardo Magalhães (morto em 1998).

Na hipótese de Mercadante ir para a Casa Civil, Marta Suplicy é considerada para a Educação. Em sua curta passagem pelo Ministério da Cultura, a senadora e ex-prefeita de São Paulo já cunhou duas marcas: o vale-cultura e a PEC da Música (isenta de tributação a produção de CDs e DVDs nacionais).

Turismo (PMDB) e Cidades (PP) são ministérios cujo desempenho é avaliado como neutro. Pesca?! Trabalho (PDT) e a Previdência Social (PMDB) foram capturados pelo PT. O primeiro poderia ser extinto e ninguém sentiria falta; o segundo, Dilma certamente não sentiria falta se Garibaldi Alves deixasse de comparecer a uma reunião do ministério.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: