terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PT dá largada na campanha pela reeleição de Dilma em fevereiro

Fernando Taquari e Cristiane Agostine

SÃO PAULO - O PT vai aproveitar a festa de aniversário do partido, que no dia 10 de fevereiro completa 34 anos, para lançar a pré-candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff. O evento está programado para ocorrer no Parque de Exposições do Anhembi, na capital paulista, e deve contar com a presença da petista, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pré-candidato ao governo de São Paulo.

"Nossa proposta é transformar o dia 10 de fevereiro, que é o aniversário do PT, numa cadeia nacional para marcar o início da campanha da presidente Dilma e o início do nosso engajamento, do nosso apelo para as mobilizações sociais", afirmou Falcão após reunião da executiva nacional em São Paulo. O petista disse que o partido também pretende organizar outros atos pelo país para comemorar a data.

De olho na reeleição de Dilma, o PT nacional também discutirá hoje a participação de Dilma e Lula nos programas de rádio e TV do partido nos Estados. As inserções vão ao ar entre fevereiro e abril. As peças serão personalizadas em cada região, explicou o secretário de comunicação da legenda, o presidente da Câmara de São Paulo, vereador José Américo Dias.

Depois da reunião, a legenda divulgou nota para defender a necessidade de estreitar os laços com os movimentos sindical e popular. A medida visa buscar o apoio de jovens que foram às ruas em junho do ano passado para protestar por melhores serviços públicos. A ideia já tinha sido sugerida antes pelo ex-presidente. A nota também agradece aos correligionários e militantes que contribuiram para pagar as multas de petistas condenados no mensalão.

Antes de participar do ato a favor de Dilma, Lula lançará a pré-campanha de Padilha ao governo paulista no dia 8 de fevereiro, em Ribeirão Preto (SP), em um encontro com a militância. Depois que deixar o ministério, até o início da próxima semana, Padilha fará viagens pelo interior paulista, em uma caravana. A estratégia da campanha petista em São Paulo, a princípio, é investir no interior, principal reduto eleitoral do governador e candidato à reeleição, Geraldo Alckmin (PSDB).

Um dia antes do lançamento oficial da campanha, Padilha deve passar pela cidade de Igarapava (SP). O petista deve visitar também as cidades de São Joaquim da Barra e Barretos.

Ontem, a executiva do diretório estadual do PT reuniu-se para organizar as caravanas de Padilha. O comando da pré-campanha está com o ex-prefeito Emídio de Souza, presidente do PT paulista; o ex-dirigente nacional petista Paulo Frateschi e o dirigente estadual Rodrigo Funchal, que é assessor de Padilha e comanda o Grupo de Trabalho Eleitoral do PT.

Frateschi, no entanto, poderá deixar em breve a pré-campanha de Padilha. O petista é cotado para assumir a Secretaria de Relações Governamentais na gestão do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). A secretaria hoje é comandada por João Antonio, que poderá assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Município. A possível entrada de Frateschi no governo Haddad é vista por petistas como estratégica para melhorar a relação do PT com o prefeito.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: