domingo, 23 de fevereiro de 2014

Diário do Poder - Cláudio Humberto

Dilma, Temer e o "blocão"
Temendo a dor de cabeça que o "blocão" pode causar ao governo nas votações na Câmara, a presidente Dilma escalou o vice Michel Temer para enquadrar o PMDB, que encabeça a rebelião, e colocar panos quentes na insatisfação da base aliada. O vice, que alega ter sido pego de surpresa pela articulação, convocou os líderes governistas para reunião de emergência nesta segunda-feira (24), no Palácio do Jaburu. O clima no Planalto com a ameaça do "blocão" é dos piores. A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) admite que não sabe o que fazer. O "blocão" foi articulado em jantar com presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), na quarta-feira (19). Só PT e PCdoB não foram convidados. Tomada por insatisfação generalizada, sobretudo com cargos, a base ameaça montar uma pauta de projetos e peitar Dilma nas votações.

Itamaraty ignora segurança
Diplomatas e contratados locais da embaixada brasileira em Caracas estão em pânico com a escalada de violência na capital da Venezuela (foto): o Itamaraty não tem plano de contingência ou esquema de segurança diante do caos nas ruas, e ainda os obriga à jornada de oito horas. Servidores se "viram" para chegar e sair a salvo da embaixada, muito embora saibam que a natureza do serviço impõe esse tipo de risco.

Incerteza
Servidora diz que chegou à embaixada do Brasil em Caracas "em meio a corpos na rua" e aguarda declaração de "conflito social" do Itamaraty.

Pensando bem...
...cantou para subir o passarinho de Chávez que Maduro viu.

Rompimento
Apesar da pressão de Eduardo Campos (PSB), o PSDB decidiu romper com o governador Ricardo Coutinho na Paraíba. Na sexta, senadores Aécio Neves (MG) e Cássio Cunha Lima (PB), do PSDB, avisaram ao governador de Pernambuco que será "muito difícil" manter a aliança.

O troco
Preterido para ministério no governo Dilma, o senador Vital do Rêgo (PMDB) ameaça apoiar a candidatura de Cassio Cunha Lima (PSDB) ao governo da Paraíba, reforçando palanque do tucano Aécio Neves.

Pergunta
Onde está o bravo Lula que se ofereceu para mediar a paz no Oriente Médio e ainda não propôs conversar com os revoltosos da Ucrânia?

?? (Tudo bem?)
Na embaixada brasileira em Kiev, Ucrânia, um funcionário que não fala inglês ou português atende o telefone. Ignora-se o que acontece lá.

Duas medidas
Do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), sobre manobra do governo que esvaziou o Plenário para adiar a votação do veto à criação de municípios: "Senado deixou de ser revisor para virar arrependedor".

Avisa lá
Laudo da junta médica da Câmara dos Deputados provou que o mensaleiro condenado José Genoino não é inválido para ganhar aposentadoria. Agora ele vai tentar provar que tem validade vencida.

Frase
"Não há perigo de fuga"
Lorenzo Bergami, advogado do fugitivo Pizzolato, sobre o pedido de prisão domiciliar

Bola da vez
Partidos da base aliada de Dilma têm sido pressionados por dirigentes estaduais e candidatos a acelerar conversas pela filiação do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, relator do mensalão.

Rombo histórico
O exuberante "pit-stop" da presidente Dilma em Lisboa contribuiu para o rombo histórico de US$ 11,5 bilhões nas contas externas em janeiro. Gastos de brasileiros lá fora somaram US$ 2,1 bilhões no primeiro mês do ano.

Fonte: Diário do Poder

Nenhum comentário: