quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Diário do Poder - Cláudio Humberto

Pizzolato: difícil extradição
O criminalista Nabor Bulhões, advogado do Estado italiano no processo de extradição do terrorista Cesar Battisti, não acredita que a Itália mande de volta o mensaleiro Henrique Pizzolato. Para Bulhões, que conhece a legislação daquele país, o meliante condenado a 12 anos de cadeia pelo Supremo Tribunal Federal deve responder na Itália apenas pelo crime de falsidade ideológica, por usar passaporte do irmão morto. A Constituição da Itália proíbe a extradição de nacionais, e Pizzolato tem cidadania italiana. Isso poderá garantir sua permanência por lá. Itália deve aplicar o princípio da reciprocidade, diz Nabor Bulhões, após o governo Lula afrontar aquele país para proteger Cesare Battisti. Pizzolato foi preso porque havia um mandado internacional de captura expedido pela Interpol Brasil, e não a pedido do governo brasileiro. A oposição torce por uma vingança "maledeta" da Itália, extraditando o "cumpanheiro" Pizzolato para constranger o governo petista do Brasil.

EUA afagam Eduardo Saboia
Em um gesto contra o governo de Evo Morales na Bolívia, os Estados Unidos convidaram o diplomata brasileiro Eduardo Saboia, que ajudou na fuga do oposicionista boliviano Roger Pinto Molina, para participar em Washington do National Prayer Breakfast, nesta quinta-feira (6). O tradicional evento é promovido pelo Congresso dos EUA e tem como orador principal o presidente norte-americano Barack Obama.

Prestígio
Eduardo Saboia, que rompeu com omissão do governo brasileiro para ajudar Molina, foi um dos três únicos convidados do país ao evento.

Perto do fim
O diplomata sofre processo administrativo que será concluído até dez dias depois de seu depoimento no Itamaraty, marcado para o dia 18.

Refugiado
Convidado para o evento em anos anteriores, Roger Pinto Molina desta vez permanecerá no Brasil, onde tenta prorrogar sua permanência.

Alarme goiano
Pesquisas em Goiás acenderam o alarme no Planalto. Marconi Perillo (PSDB) lidera, Vanderlan Cardoso (PSB) está em 2,º Junior Friboi (PMDB) em 3º e Antonio Gomide (PT) em 4º. Ou seja, a continuar a divisão, Dilma pode ficar sem palanque goiano no segundo turno.

Consulta
Dilma só acertará as arestas da reforma ministerial com o PMDB após falar com o Lula, na segunda-feira (10), quando se encontrarão na comemoração do aniversário do PT, em São Paulo.

Conveniência
Liderança do PT-PE parafraseia o ex-governador Agamenon Magalhães para explicar as relações entre partidos nas eleições deste ano: "Na política, não existe amigos para sempre, nem inimigos eternos".

Chantagem
Em reação à eventual perda de espaço na Esplanada, o PMDB da Câmara ameaça adotar tática de guerrilha contra o governo: votar pautas bombas e liberar aliança estadual com adversários nacionais.

Toma lá, dá cá
Se o governo brasileiro quisesse honestamente a extradição de Pizzolato, negociaria a troca do meliante pelo terrorista Cesare Battisti.

Fonte: Diário do Poder

Nenhum comentário: