quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Panorama Político – Ilimar Franco

Xeque-mate
O DEM decidiu colocar o PSDB contra a parede. Ele quer antecipar a definição das alianças regionais. Foram fixados dois prazos: 30 de abril e 30 de maio. O objetivo é evitar que os tucanos os deixem na mão. Isso já ocorreu. Na eleição de 2010, os tucanos do Pará excluíram Vic e Valéria Pires da chapa. Em 2012, no Recife, rejeitaram a candidatura do líder na Câmara, Mendonça Filho.

“Queremos reforçar a sobrevivência do partido nas eleições para o Parlamento”
Ronaldo Caiado
Deputado federal (GO), sobre a reunião da Executiva nacional do DEM

O que o povo quer
A morte do cinegrafista Santiago Andrade, vítima da ação dos black blocs, detonou debate sobre a adoção de uma legislação para coibir atos considerados terrorismo. Uma das principais propostas, além de impedir o uso de máscaras, é a do aumento das penas. A pesquisa de opinião pública divulgada ontem pela CNT mostrou que essa polêmica proposta tem o apoio de apenas 10% dos entrevistados. Como solução para enfrentar a violência, é significativo que 18,4% defendam mais investimentos em educação. As iniciativas que teriam maior simpatia são a redução da maioridade penal, 36%; e a ampliação do policiamento nas ruas, cobrada por 31,9%.

Aliados do B
Depois da reunião de líderes, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), chamou deputados aliados de diversos partidos para um jantar hoje. Na pauta, a formação de um Bloco para enfrentar os maus tratos do PT e do governo.

A história se repete
Na audiência com o vice Michel Temer, o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, comentou a reação dos brasileiros diante do fato do Brasil ser sede da Copa. Relatou que na Inglaterra aconteceu o mesmo. Mas que, quando as Olimpíadas começaram este sentimento se dissipou, dando lugar à euforia e ao orgulho.

Protesto musical
Movimentos sociais fazem manifestação hoje em Brasília contra a lei antiterrorismo. Uma dupla vestida de Dom & Ravel passará pela Esplanada cantando "Eu te amo meu Brasil", música que na década de 70 virou hino em defesa da ditadura.

Os planos para Anastasia
Candidato ao Senado pelo PSDB, o governador mineiro Antonio Anastasia deverá disputar as eleições daqui a dois anos. Os tucanos planejam lançá-lo candidato a prefeito de Belo Horizonte. A vaga de primeiro suplente está valorizada. Ela está reservada ao secretário Alexandre Silveira (Saúde) do PSD. Só o PMDB pode mudar isso.

Fora do ar
O deputado Eduardo Azeredo (PSDB), réu do chamado mensalão mineiro, que o STF julgará, está de licença médica da Câmara. Mesmo assim, hoje no plenário será lido seu discurso de defesa. O tucano Marcus Pestana (MG) assume a missão.

Marcando de cima
A Fifa aprovou a Arena da Baixada para a Copa. Um dos principais responsáveis por esse desfecho foi o ex-prefeito de Curitiba Cássio Taniguchi. Ele foi escalado, pelo governador Beto Richa, para garantir o ritmo das obras.

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), assinou decreto reservando 30% das vagas em concursos públicos municipais para afrodescendentes.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: