domingo, 23 de fevereiro de 2014

Panorama político - Ilimar Franco

Aliados travessos
A presidente Dilma está muito irritada com a conduta do PMDB na reforma ministerial. Sua maior queixa se refere às conversas com o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), para que ele assumisse a Integração. Ela está convencida que quem implodiu a costura foi o próprio PMDB. Quem era contra esta alternativa, vazou os entendimentos com o objetivo de envenenar o ambiente.

A origem da pauta-bomba
A guerra de posições entre os governistas da Câmara e do Senado está longe de um desfecho. Os deputados aliados avaliam que seus parceiros do Senado estão se redimindo, ao impedir a aprovação de PECs e de projetos de lei que aumentam as despesas públicas. Eles dizem que a verdadeira pauta-bomba nasceu no Senado. E citam três exemplos: a aprovação de um piso salarial para os agentes comunitários de saúde, o fim do Fator Previdenciário e a PEC 300, que reajusta os salários de policiais civis, militares e bombeiros dos 26 estados e do DF. Nesse caso, citam que a proposta conta com o aval do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

“A presidente Dilma trata alguns deputados como filhos de DNA próprio e os demais como filhos ilegítimos.”
Givaldo Carimbão
Deputado (AL), líder do PROS na Câmara

Ele tem a força
Contando com o apoio do PMDB da Câmara e do Senado, os articuladores políticos do governo garantem que não há como a presidente Dilma deixar de nomear o senador Vital do Rego (PB) para um dos ministérios. Ele á é chamado de “Vitalzinho” no governo. Depois de seis meses ao relento, dizem que seu caso é considerado grave e sério.

A peitada
O blocão decidiu que vai se reunir todas as terças-feiras. A intenção é fechar uma lista de projetos para ir à votação na Câmara. O prato feito será depois apresentado na reunião com o líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Agora vai
A chapa ao governo do deputado Márcio França ganha corpo. A Rede da região do ABC registrou no PSB a candidatura de Mateus Prado ao Senado. Ele é de Mauá, educador, alinhado com Marina Silva, e já foi do PT, do PSOL e do PSTU.

Maratona pré-Carnaval
O governo faz intensivo esta semana para resolver a reforma ministerial. O vice Michel Temer receberá amanhã, no Jaburu, os ministros Aloizio Mercadante e Ideli Salvatti. A presidente Dilma voltará ao Brasil na madrugada de terça-feira e deve conversar com Temer. No dia seguinte, despacha em São Paulo com o ex-presidente Lula.

#bebeu, perdeu
O governo lança segunda-feira campanha alertando comerciantes e pais sobre a venda de bebidas alcóolicas para jovens com menos de 18 anos durante o Carnaval. Ela será direcionada ao Rio, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Ouro Preto.

Caiu na rede
A Polícia Federal passou a postar no Twitter e no Facebook fotos de foragidos. Ao lado da foto, a mensagem: "Proteja sua família, seu país e sua comunidade ajudando a Polícia Federal e a Interpol Brasil a prender criminosos foragidos".

Um dos tucanos mais próximos do presidente do PSDB, Aécio Neves, o senador Cássio Cunha Lima decidiu concorrer ao governo da Paraíba.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: