terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Panorama político - Ilimar Franco

O foco é o Nordeste
A presidente Dilma quer que os partidos aliados fortaleçam sua posição eleitoral no Nordeste. Por isso, na reforma ministerial, ela quer nomear o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE) e aceita o senador Vital do Rego (PB). Pela mesma razão, Benito Gama (PTB-BA) está na lista. Isso explica ela ter proposto a permanência de Aguinaldo Ribeiro (PB) em Cidades ou sua substituição pelo presidente do PP, Ciro Nogueira (PI).

O que é isso, companheiro?
Os empresários brasileiros, que atuam no exterior, estão atentos à ação do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) contra os investimentos do capitalismo nacional. O tucano quer investigar os financiamentos que o BNDES concede para que empresas brasileiras lucrem em Cuba e Angola. Os dois países, segundo a diplomacia, estão abrindo suas economias. A Odebrecht, que detém 50% da construção do porto de Mariel (Cuba), é um dos alvos do tucano. Ontem, o senador entrou com ação no STF cobrando a divulgação, para o mercado, das cláusulas secretas dos empréstimos, sob pena de prática de “ato atentatório à moralidade e à transparência pública”.

“Não podemos ficar sem legislar. Na pauta de votações da Casa não há nada que quebre o equilíbrio fiscal” 
Henrique Eduardo Alves
Presidente da Câmara dos Deputados (PMDB-RN)

O queremismo
Os resultados das pesquisas nacionais, avalia o secretário-geral do PSD, Saulo Queiroz, sepultou as especulações sobre substituir a candidatura da presidente Dilma pela do ex-presidente Lula. Ele prevê estabilidade até às convenções de junho.

Na peneira
Para os socialistas, Marina Silva defende uma política rigorosa de alianças. Seu alvo é o voto dos que foram às ruas por mudanças. Por isso, ela não quer saber do apoio à reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP). E, gostaria que a senadora Ana Amélia (PP-RS) concorresse ao governo em chapa com o senador Pedro Simon (PMDB).

O perfil
A presidente Dilma pediu ao PP que indique um nome de peso político para ocupar o Ministério das Cidades. Como ela não poderá inaugurar todas as obras do Minha Casa Minha Vida, ela quer alguém que seja capaz de capitalizar.

Sem sutileza
Os petistas consideram nomeação concorrer para a vaga ao Senado que seria disputada pelo ex-governador Marcelo Déda (SE). Por isso, sua viúva, Eliane Aquino, não tem o aval do partido. O presidente do PT local, deputado federal Rogério Carvalho, atua para ser o candidato ao Senado na chapa do governador Jackson Barreto (PMDB).

Agora vai?
Os líderes governistas saíram da reunião da coordenação política no Planalto com cauteloso otimismo. Os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) anotaram as queixas e os pedidos que ouviram.

Pescando votos
Por causa dos brasileiros no exterior, o TSE é questionado pelo deputado Otávio Leite (RJ). O tucano quer que os eleitores não registrados votem. Avalia que eles podem subir de 255 mil, nas últimas eleições, para cerca de 800 mil.

PRIVILÉGIO. Os líderes aliados cobraram mais uma vez ontem, porque só os petistas são informados de obras e anúncios nas bases eleitorais.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: