domingo, 9 de fevereiro de 2014

Panorama Político - Ilimar Franco

Caça aos sonegadores
A Receita Federal criou uma força tarefa para investigar as empresas Google e Facebook. A devassa é feita por ordem da presidente Dilma. Essas empresas estão no topo da lista dos maiores sonegadores de impostos do país. O Google é o segundo faturamento em publicidade no Brasil. Essas firmas vendem aqui e recebem em paraísos fiscais. E lucram ao atuar fora da lei que rege os concorrentes.

O exemplo que vem da Europa
A presidente Dilma tratou do assunto com os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Comunicações). A dura atuação dos países europeus contra essas corporações, sobretudo na França e na Alemanha, chamou a atenção da presidente. Informes produzidos pela área econômica estimam que o Google recebeu mais de R$ 3 bilhões em publicidade, no Brasil, em 2013. A maior parte dos serviços prestados por essas empresas são pagos com cartões internacionais e não aparecem no balanço das subsidiárias brasileiras. A única receita é o IOF dos clientes. Dilma quer também a adoção de legislação que as obrigue pagar direitos autorais.

“É um casamento maluco. O fracasso de um pode ser o fracasso do outro”
Roberto Amaral
Vice-presidente do PSB, sobre o pacto de convivência entre os candidatos à Presidência Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB)

Na barganha
No PSB não há nenhum dúvida que Marina Silva (Rede) será a vice de Eduardo Campos. Avaliam que ela só não anuncia agora, porque se reduziria o seu poder de pressão em torno de candidaturas próprias aos governos de São Paulo, Rio e Minas.

Alô? Presidente?
O deputado Renan Filho (PMDB-AL) foi surpreendido por ligação do Planalto. “Renan? Vou passar a presidente, ela está retornando sua ligação”. O deputado não sabia o que fazer. “Alô? Oi Renan, como vai?” “Presidente, acho que a senhora está falando com o Renan errado, aqui é o deputado”. Dilma riu, se desculpou, e ligou para Renan Calheiros.

Dando um gelo
Os dirigentes do PMDB que se reúnem com o presidente do PT, Rui Falcão, para tratar de palanques estaduais, não querem mais conversa. Dizem que depois de cada encontro, os petistas arranjam confusão em algum lugar.

Plataforma eleitoral
A oposição acusa o governo Dilma de descontrole fiscal e teme pelos desdobramentos da crise mundial. Mas de olho no empresariado, a visão da presidente Dilma se volta para o outro lado. Até junho, o governo lançará, com toda pompa, a terceira etapa do PAC e o Minha Casa Minha Vida III, cuja meta é contratar três milhões de casas.

Sabe com quem está falando?
Em viagem aos EUA, o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, enfrentou uma saia justa. O hotel fez débitos irregulares e o BB bloqueou o cartão. O gerente suspeitou de golpe, mas recuou quando soube com quem falava.

Pós-graduação
O deputado Ronaldo Caiado (DEM) esteve em Miami durante o recesso, onde conversou com a comunidade cubana sobre formas e instrumentos para estimular os médicos que estão no Brasil a pedir refúgio para não retornarem ao seu país.

O presidente do SDD, Paulo Pereira da Silva, vai à Europa em abril para encontro com o ex-premiê da Polônia, o sindicalista Lech Walesa.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: