domingo, 23 de fevereiro de 2014

PT-RJ confirma candidatura própria para governador com Lindbergh

Trezentos e cinquenta delegados do diretório regional participaram do encontro

Nomes de expressão nacional marcaram presença para dar respaldo a indicação do nome do senador para governador

Marcelo Remígio

RIO — O Diretório Regional do PT aprovou na manhã deste sábado a candidatura própria ao governo do Rio e a indicação, por unanimidade, do nome do senador Lindbergh Farias. Após pressões do PMDB para que o partido desistisse do voo solo no estado e a ameaça dos peemedebistas de oferecerem, como retaliação, o palanque fluminense ao candidato do PSDB à Presidência, Aécio Campos, Lindbergh procurou mostrar força e respaldo da Executiva Nacional à sua candidatura durante o evento. Com discurso de campanha, o senador fez duras críticas aos adversários, mirando principalmente no governador Sérgio Cabral e no prefeito do Rio, Eduardo Paes, ambos do PMDB.

O encontro foi promovido na quadra da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte do Rio, e teve a presença do presidente nacional do PT, Rui Falcão; o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro; a filha do ex-presidente Lula, Lurian da Silva; e de líderes de movimentos sociais, como João Pedro Stédile, que já esteve à frente dos sem-terra.

Lindbergh ainda reuniu toda a bancada fluminense de deputados estaduais e federais petistas - apenas Alessandro Molon não compareceu por integrar a comitiva que acompanha a presidente Dilma Rousseff em viagem à Itália -, além do vice-prefeito do Rio, Adilson Pires.

Sobre as ameaças do PMDB, que podem prejudicar a aliança nacional com PT, Lindbergh afirmou que falta ao partido adversário confiança em seu projeto e em seu candidato, o vice-governador Luiz Fernando Pezão:

— O PMDB tem que confiar no projeto deles. Isso (que eles fazem) não é demonstração de força.

Essa insistência para (o PT) retirar a candidatura parece demonstração de fraqueza. Eles que construam a candidatura deles e nós, vamos com a nossa — afirmou Lindbergh. — A gente teve um encontro estadual legal que aprovou por unanimidade o lançamento da minha candidatura. A presença do presidente do partido, Rui Falcão, serve para legitimar esse momento. Encerra-se o período de especulações, o PT tem candidato ao governo do Estado do Rio.

Lindbergh criticou o sistema de transporte do estado, a crise no abastecimento de água na Região Metropolitana e a política de Segurança Pública do governo Cabral. Também houve críticas às obras e ao custo do projeto Porto Maravilha. Para o senador petista, o governo Paes não pensou na rotina da cidade, dificultando a vida dos moradores da capital e da Região Metropolitana.

Durante o encontro, foi anunciado que o partido negocia alianças com o PCdoB, PSC e com uma dissidência do PDT liderada pelo ex-ministro do Trabalho, Brizola Neto, presente no evento.

— Hoje (sábado), o Partido dos Trabalhadores, durante o seu encontro, que é soberano, consagra, por unanimidade, a pré-candidatura de Lindbergh Farias. O seu slogan expressa que o Rio de Janeiro é para todos os habitantes do Estado — disse Rui Falcão, que defende a união de partidos de esquerda em torno da candidatura do petista e ressalta que a pré-candidatura de Lindbergh foi cercada de "muitas pressões, fofocas, intrigas e ameaça".

O encontro do PT lotou a quadra do Salgueiro com militantes e cabos eleitorais trazidos por pré-candidatos a deputado de municípios da Baixada Fluminense e do interior do estado. Os 350 delegados participantes aprovaram a lista de pré-candidatos à Assembleia Legislativa do Estado do Rio e à Câmara dos Deputados.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: