quinta-feira, 20 de março de 2014

Cai o último bastião que se opôs a Campos em 2010

Murillo Camarotto - Valor Econômico

RECIFE - Um dos mais longevos opositores do PSB em Pernambuco, o DEM (ex-PFL) vai anunciar nos próximos dias seu apoio ao secretário de Fazenda, Paulo Câmara (PSB), que vai disputar o governo estadual sob a bênção de Eduardo Campos (PSB). Com a adesão, Campos completa a absorção dos três principais partidos (PMDB, PSDB e DEM) que lhe fizeram oposição desde que assumiu o poder, em janeiro de 2007.

Quando foi eleito pela primeira vez, Campos derrotou nas urnas o então governador Mendonça Filho (DEM), hoje deputado federal e presidente do DEM em Pernambuco. Inimigos fidagais, os dois se aproximaram logo após a campanha eleitoral de 2012, quando Mendonça disputou a Prefeitura do Recife e obteve uma votação pífia (2,2%) em se tratando de um ex-governador.

Àquela altura, Campos já havia reatado com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) após 20 anos de rompimento, no que significou a volta do PMDB à chamada Frente Popular, coligação comandada localmente pelo PSB. Pela mesma porta em que entrou o PMDB saiu o PT, hoje principal força de oposição a Campos em Pernambuco.

Diante do novo cenário, Campos costurou no início deste ano a adesão do PSDB, que apesar de pertencer oficialmente à oposição, vinha dividido em relação ao governador. O acordo, firmado com o ex-presidente nacional tucano Sérgio Guerra, morto há duas semanas, colocou o PSDB no governo de Pernambuco e no palanque pessebista para as eleições de outubro.

A aliança entre PSB e DEM, no entanto, deve se restringir à esfera regional. Antes de anunciar a chegada da ex-senadora Marina Silva ao PSB, Campos trabalhava para atrair o DEM para sua candidatura presidencial. A filiação de Marina, porém, jogou terra nas negociações entre Campos e o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado.

Sendo assim, a expectativa é de que, nacionalmente, o DEM siga ligado ao PSDB. Em sua última visita ao Recife, no mês passado, o senador tucano Aécio Neves (MG), que também é pré-candidato ao Palácio do Planalto, disse ao Valor que a presença do DEM em seu palanque estava "bem encaminhada".

Outro provável aliado de Aécio, o Solidariedade, presidido nacionalmente pelo deputado federal Paulinho da Força, também deve fechar com o PSB em Pernambuco. O partido é comandado localmente pelo deputado federal Augusto Coutinho, que deixou o DEM justamente para assumir a nova sigla.

Nenhum comentário: