segunda-feira, 10 de março de 2014

Dilma busca manter aliança com PMDB

Presidente se reúne com o vice Michel Temer e volta a oferecer Ministério do Turismo para senadores a fim de isolar deputado Eduardo Cunha, que pregou rompimento com o governo; nova reunião hoje tentará definir espaço de peemedebistas na Esplanada

Vera Rosa, Andreza Matais, Mariângela Gallucci e José Maria Tomazela

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff se reuniu neste domingo, 9, por duas horas com o vice-presidente Michel Temer e voltou a oferecer o Ministério do Turismo para o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). A vaga já é ocupada pelo partido, mas está sob zona de influência da bancada do PMDB na Câmara. Embora a proposta não seja nova, a tendência do partido, agora, é manter a aliança com Dilma e evitar mais conflito. Uma nova reunião com a presidente será realizada hoje, no Palácio do Planalto, desta vez com Temer, líderes e dirigentes do PMDB.

Diante de uma base aliada rebelada, que votará cinco requerimentos de convocação de ministros nos próximos dias, Dilma pediu ao vice-presidente que tente pacificar o PMDB, isolando o líder do partido na Câmara, Eduardo Cunha (RJ). O governo quer chegar a um acordo com o PMDB para neutralizar a reunião da bancada da Câmara, prevista para esta terça-feira, 11. Nesse encontro, um terço dos deputados do partido promete aprovar o rompimento da aliança com o governo, como apontou levantamento do Estado.

Temer desautorizou Cunha a pregar o fim da parceria com o Planalto. Poucas horas antes de se reunir com Dilma, na noite deste domingo, ele disse que o PMDB quer manter o casamento com ela e não vê chance de divórcio. "Não é A nem B ou C nem sou eu quem vai dizer se o partido vai para um lado ou para o outro. É a convenção nacional que decide o que deve ser feito. Tem dois terços que pensam em manter o casamento e, portanto, a maioria é pela manutenção da aliança, como eu", afirmou o vice.

Ainda antes do encontro com Dilma, Temer convocou um seleto grupo do PMDB para uma reunião com ele, no Palácio do Jaburu. No encontro ficou decidido que o PMDB não esticaria mais a corda com a presidente nem endossaria as posições de Cunha. A portas fechadas, os peemedebistas avaliaram que o bate-boca com o PT só prejudica o próprio PMDB, que aparece diante da opinião pública como fisiológico.

"Vou levar para Dilma uma mensagem de concórdia", avisou Temer, que pretende repetir a dobradinha com Dilma, na campanha da reeleição, ocupando a vaga de vice. "A presidenta quer ter uma aliança muito sólida e quer fazê-la prosperar. É conversando que se entende. Tenho certeza de que vai dar certo." Mesmo após a troca de acusações e insultos entre dirigentes do PT e do PMDB, Temer disse não acreditar no divórcio. "É uma situação passageira e logo estará superada."

Foi esse também o tom da conversa de Temer, ontem, com os presidentes do PMDB, Valdir Raupp (RO); do Senado, Renan Calheiros (AL); da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e com o líder do partido no Senado, Eunício Oliveira (CE), antes da reunião com Dilma.

Dilma não se mostrou disposta a ampliar o espaço do PMDB na Esplanada, de cinco para seis cadeiras. A ideia da presidente é nomear o senador Vital para o Turismo, na vaga de Gastão Vieira - deputado licenciado do PMDB que deixará o posto para concorrer a novo mandato - e deixar o Ministério da Agricultura sob comando de um apadrinhado de Temer. Até agora, o mais cotado para substituir Antônio Andrade na Agricultura é Neri Geller, secretário de Políticas Agrícolas.

"Tudo o que não precisamos agora é dessa crise entre aliados num ano eleitoral. Se avançarmos um pouco nas alianças regionais, o clima já começa a distensionar", disse Raupp. Dos 27 Estados, o PT e o PMDB só têm parcerias garantidas, até agora, nos palanques do Distrito Federal, Pará, Sergipe e Amazonas. A situação é considerada dramática no Rio e na Bahia, onde as duas legendas se tratam como inimigas.

Pesquisas em poder do Planalto indicam que Dilma cresce quando reage a pressões políticas e rejeita o "toma lá dá cá". Foi assim quando ela fez a "faxina" administrativa que derrubou sete ministros, em 2011. Embora o ex-presidente Lula tenha aconselhado sua sucessora a ser mais "política" e conversar com a cúpula do PMDB, ela preferiu chamar apenas Temer para o encontro reservado deste domingo.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: