terça-feira, 11 de março de 2014

No Congresso, oposição vai pedir convocações em massa de autoridades do governo

Parlamentares da oposição preparam uma ofensiva que vai exigir esforços redobrados do governo federal. Se quiser blindar seus ministros e outros integrantes importantes, o governo vai precisar monitorar, a partir de quarta-feira, as comissões técnicas do Congresso. Uma série de requerimentos de convocação será colocada em pauta pelas comissões e os pedidos podem ser postos em votação na mesma sessão.

O plano da oposição independe da adesão ou não dos rebeldes do PMDB. A ideia é tentar desgastar a imagem do governo e colher frutos eleitorais falando sobre denúncias e supostas irregularidades cometidas. Faz parte da estratégia de campanha contra a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Se o PMDB aderir e ajudar com esse tipo de ofensiva, tanto melhor, avaliam.

Somente na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, uma lista de requerimentos desse tipo será posta em discussão. Ao todo, a pauta da comissão inclui dezoito itens. Desses, onze são de convite ou convocação de ministros e presidentes de instituições governamentais.

A lista de convocações de governistas é extensa:

O deputado João Arruda (PMDB-PR) requer que seja convocado o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, para prestar esclarecimentos sobre o processo de pregão eletrônico nº 21/2013 (Projeto Segundo Tempo).

Já o tucano Carlos Brandão (MA) requer que seja convocado o Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras de mobilidade urbana e uso de simuladores. Ele também pede a convocação da Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, para prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras do PAC.

Outro deputado do PSDB, Vanderlei Macris (SP), deseja que seha convidada a Presidente da Petrobras, Graça Foster, para prestar esclarecimentos sobre as denúncias envolvendo contratos firmados entre a estatal e a empresa SBM Offshore, bem como as providências adotadas no âmbito interno sobre as referidas denúncias. Pelo mesmo motivo, pede a convocação do ministro de Minas e Energia Edison Lobão.

Alexandre Leite, do DEM paulista, vai tentar convidar o Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, para prestar esclarecimentos sobre repasses de recursos da instituição à entidade ligada ao MST. O deputado pede ainda convite para o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, prestar esclarecimentos sobre o mesmo tipo de repasse para o MST.

A blitz contra os governistas foi deflagrada em todas as áreas e colocou o programa Mais Médicos na alça de mira. O líder do Democratas, Mendonça Filho (PE), apresentou uma representação na Procuradoria-geral da República contra o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o ex-ministro da Pasta, Alexandre Padilha. Ele está pedindo que o Ministério Público investigue ambos por suposto crime de responsabilidade na implantação e execução do Programa Mais Médicos.

O DEM também protocolou representação no Conselho de Ética da Presidência da República e requerimentos de convocação de Chioro nas Comissões de Fiscalização e Controle, Trabalho e Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.

O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) foi outro que apresentou requerimentos de convocação dos ministros da Saúde e do Trabalho (Manoel Dias) na Comissão de Seguridade Social e Família pedindo esclarecimentos sobre a violação dos direitos dos médicos que atuam no Mais Médicos.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: