terça-feira, 11 de março de 2014

PMDB diz que PT pode abrir mão de candidaturas próprias em 6 Estados

Cristiano Zaia

BRASÍLIA - O PT poderá abrir mão de candidaturas próprias em seis Estados para apoiar candidatos do PMDB. A informação é do presidente em exercício do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), que citou os casos de Goiás, Alagoas, Tocantins, Rondônia, Maranhão e Paraíba.

"Há uma grande possibilidade de o PT abrir, para discussão, alianças regionais em seis Estados onde não estava se conversando antes", explicou o senador a jornalistas, nesta segunda-feira, 10.

Raupp deu as declarações após reunião que aconteceu na manhã de hoje com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Outros integrantes do partido também se encontraram com a presidente, como o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN), o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), e o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (AM). As reuniões foram convocadas por Dilma com o objetivo de reduzir as insatisfações do PMDB, da base aliada do governo.

Segundo Raupp, "um dos principais motivos dessa tensão [entre PMDB e PT] está nas alianças regionais". Ele afirmou que a meta do PMDB nas eleições de 2014 é formar palanques com o PT em 11 ou 12 Estados. Hoje, essa parceria acontece apenas em Sergipe, Distrito Federal, Pará e Amazonas.

Na reunião com a presidente Dilma ficou acertado que a cúpula do PMDB se reunirá nesta quinta, 13, com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. O encontro será em Brasília.

"Precisamos aprofundar mais as discussões sobre Estados em que ainda há divergências, como Ceará e Rio de Janeiro", acrescentou Raupp.

No Rio, um dos principais focos de disputa, o PMDB terá o vice-governador, Luiz Fernando de Souza, o Pezão, como candidato, enquanto que o PT deve lançar a candidatura do senador Lindbergh Farias ao governo do Estado.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: