terça-feira, 4 de março de 2014

Putin ordena fim de manobras militares e regresso das tropas russas

Por Valor, com agências internacionais

SÃO PAULO - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou o fim dos exercícios militares no oeste e centro do país, alguns deles perto da fronteira da Ucrânia, e ordenou o retorno das tropas envolvidas no treinamento às suas bases. As manobras militares surpresas foram anunciadas na semana passada e envolveram mais de 150 mil homens, além de aviões, helicópteros, blindados e navios de guerra.

Não há informações claras, contudo, sobre o movimento dos soldados na Crimeia, região autônoma da Ucrânia com maioria da população de origem russa e com uma base naval de Moscou. Tudo indica que a tensão nesse local continua alta, onde as forças russas bloqueiam instalações militares ucranianas.

A decisão de Putin foi tomada no mesmo dia que o secretário americano de Estado, John Kerry, visita a capital da Ucrânia para discutir como ajudar o país que enfrenta uma crise política. Ainda hoje, uma equipe do Fundo Monetário Internacional (FMI) deve chegar em Kiev para avaliar possível assistência financeira e as reformas necessárias.

A Ucrânia passa por uma turbulência política, que levou à deposição do presidente Viktor Yanukovich, aliado da Rússia, e a criação de um governo interino, que prepara eleições para maio. Moscou considera ilegítima a nova direção ucraniana.

Nenhum comentário: