terça-feira, 22 de abril de 2014

Aécio Neves conversa com presidente estaduais tucanos

- Diário de Pernambuco

A Executiva Nacional do PSDB se reúne nesta terça-feira (22), em Brasília, com os presidentes dos diretórios estaduais. O encontro será coordenado pelo senador e pré-candidato à Presidência da República, Aécio Neves. Estão em pauta as alianças tucanas nos estados brasileiros com vistas às eleições de outubro.

"Esta será uma reunião importante, porque estarão presentes todos os presidentes de diretórios dos 27 estados brasileiros. Vamos definir a data da convenção, vamos fazer uma avaliação sobre os palanques regionais", comentou Aécio Neves no último dia 18.

O tucano lembrou que, atualmente, 80% dos estados brasileiros com palanques do PSDB já estão consolidados. "São palanques extremamente competitivos. Não há nenhum partido no Brasil hoje, incluindo aí o PT e o próprio PMDB, que tenha um número de candidaturas tão competitivas como tem o PSDB. Isso no momento em que se inicia a campanha faz uma enorme diferença", disse o tucano.

A Executiva Nacional do PSDB é composta por 39 membros. O senador Aécio Neves é o presidente da legenda desde maio de 2013, quando foi eleito durante a 11ª convenção nacional do partido. O deputado federal Mendes Thame (SP) é o secretário-geral e são seis os vice-presidentes: os ex-governadores Alberto Goldman (SP) e Tasso Jereissati (CE), os senadores Alvaro Dias (PR), Cássio Cunha Lima (PB) e Cyro Miranda (GO) e o deputado federal Bruno Araújo (PE).

Ainda durante será definida a data da convenção nacional da legenda. De acordo com as regras eleitorais impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elas devem ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho. Geralmente os partidos optam por fazê-las nos últimos dias.

Esses encontros servem para a formalização das candidaturas. Em 2014, estarão em disputas os cargos de presidente, vice-presidente, governadores, vice-governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e deputados distritais (no DF).

Nas eleições de 2010 o PSDB fez seis senadores, 53 deputados federais, mais de 100 deputados estaduais e oito governadores o que fez com que o partido governasse mais de 50% da população brasileira. O partido também obteve mais de 43 milhões de votos na dispouta presidencial, que contou com José Serra como candidato.

Nenhum comentário: