terça-feira, 1 de abril de 2014

Alberto Goldman: É dose cavalar. Vejam a turma que comanda o país que Dilma preside.

Já não bastava o Aloisio Mercadante chefe da Casa Civil do governo Dilma Roussef, agora temos o Ricardo Berzoini, ministro das Relações Institucionais. É dose cavalar.

O Mercadante era, em 2006, candidato a governador de São Paulo. Armou com o Lula e com a revista Isto é uma operação em que a publicação de um suposto dossíê que comprometeria o então candidato José Serra com a máfia da ambulâncias, permitiria reverter a sua difícil situação eleitoral, derrubaria o Serra e lhe possibilitaria a vitória. Mas o dossiê estava nas mãos de uns malandros que o haviam produzido para vender ao PT que acreditou nos documentos fajutos. Na situação em que estava o Mercadante, qualquer tentativa valia a pena. Mas a operação de compra e venda foi tão mal feita que a Polícia Federal soube da história e pegou, em um quarto do hotel Ibis, em São Paulo, os vendedores, os compradores ( dirigentes da campanha do PT ) e a mala com o dinheiro que, até agora. ninguém reivindicou. O Lula ficou danado de raiva e acusou seus companheiros de “aloprados” que foi o nome que a imprensa deu ao escândalo.

Na época o presidente do PT era o Ricardo Berzoini, além de ser o coordenador da campanha do Lula. Tinha sido ministro do Lula e é seu homem de confiança. Ninguém acreditou que ele estivesse fora da trama, nem mesmo o próprio Lula e o PT. Em função disso foi defenestrado e voltou à sua condição de simples deputado federal.

Berzoni foi presidente do sindicato dos bancários de São Paulo. Como tal foi um dos criadores da Bancoop, Cooperativa dos Bancários, que era presidida pelo João Vaccari Neto. Já há anos estão sendo processados por terem garfado as economias de milhares de bancários que não receberam o que a cooperativa tinha de lhes entregar: suas moradias. O João Vaccari foi suplente do Mercadante em seu primeiro mandato de senador, é membro do Conselho de Administração da Itaipu Binacional e secretário de finanças do PT. O processo que respondem é a acusação de desvio de dinheiro da cooperativa para os cofres do PT,

Essa é a turma que comanda atualmente o país que Dilma preside.

Já na posse o Berzoini mostrou as suas garras e a sua formação de caráter. Declarou: “Não há motivo para ficarmos na defensiva. Vamos para a ofensiva, vamos mostrar o que foi a Petrobras no governo Fernando Henrique (Cardoso) e o que é a Petrobras nos governos Lula e Dilma.” Isto é, no poder há 12 anos, eles vão agora mostrar as falcatruas que teriam sido feitas mais de 12 anos atrás. Se sabiam, nada fizeram até agora? É essa a defesa para justificar o escândalo da compra da refinaria de Pasadena?

Quem fez tudo o que fez não vai entregar o poder sem maiores estragos. Como tenho dito, esperem novas emoções.

Alberto Goldman, vice-presidente nacional do PSDB, foi governador de S. Paulo

Nenhum comentário: