quarta-feira, 23 de abril de 2014

Brasília-DF: Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Plano B
Se a tentativa de jogar com o tempo para abortar a CPI da Petrobras fracassar, os petistas têm pronta uma alternativa. Para empatar o jogo, vão pedir a lista de todas as pessoas que tiveram alguma relação com o doleiro Alberto Youssef. Na avaliação do partido, quem tinha que "cair" por causa dessa história dentro do PT já caiu. Portanto, a novidade viria de outros partidos. Da parte do PMDB na Câmara, porém, já foi avisado de que não há problema. Podem pedir. No PP, entretanto, onde apareceu o nome do deputado Luiz Argollo (PR), há algum receio de que o partido acabe sofrendo desgastes.

O espelho do tempo
Enquanto o governo olha o relógio torcendo para que os dias voem até a abertura da Copa do Mundo, a oposição joga no Conselho de Ética da Câmara com o mesmo artifício para manter o partido de Lula e Dilma na rota do desgaste. A ordem é protelar ao máximo a análise do processo contra o deputado André Vargas (PT-PR), enroscado nas apurações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Rainha da Inglaterra
Aqueles que passaram os últimos tempos ameaçando convocar o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para explicar a compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, ficaram decepcionados ao saber que ele não integra o Conselho de Administração da Petrobras. Tudo porque, como senador, ele não tem autorização legal para integrar qualquer conselho administrativo. E, como ele está apenas licenciado do mandato, a proibição permanece.

Cerf e a eleição
Em conversa com deputado Alessandro Molon (PT-RJ), ontem, em São Paulo, o americano Vint Cerf, conhecido como um dos pais da internet, elogiou o Marco Civil que segue hoje à sanção presidencial. Destacou, em especial, os princípios de neutralidade, privacidade e liberdade de expressão. Há quem aposte que o tema será explorado na campanha de reeleição de Dilma, caso o Brasil vire mesmo uma referência em termos de regulamentação nessa área.

A volta de Tasso
Sem um candidato a vice definido para compor a chapa do tucano Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República, a decisão mais comemorada na reunião da Executiva do partido, ontem, foi a do senador Tasso Jereissati de concorrer ao Senado.

Santo de casa...
O deputado Cláudio Puty (PT-PA) vai propor um reajuste de 20% nas faixas do Simples Nacional. Assim, a menor alíquota, por exemplo, abrangeria quem fatura até R$ 72 mil — e não R$ 60 mil, como é hoje. O governo, entretanto, não quer ouvir falar em redução de receita. Mas, se o PT topar, não serão os aliados que vão barrar a proposta. Muito menos a oposição.

Rimou/ Pré-candidato a governador do Rio, o deputado do Pros Miro Teixeira (foto) ganhou dos amigos um slogan bem ao gosto dos cariocas: "Eu prefiro Miro".

Enquanto isso, no Senado... / O clima começa a esquentar neste período pré-eleitoral. Os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Aécio Neves (PSDB-MG), que nunca foram de insultos pessoais, trocaram farpas quando o primeiro cobrou da oposição uma tentativa de adiar a votação do Marco Civil da Internet, uma discussão superada havia tempos. Aécio, de forma direta, disse que Lindbergh estava atrasado. Aí, começou a confusão: foi bobão pra lá, faltoso pra cá... O PMDB do Rio, que anda entre Dilma e Aécio, gostou da postura do tucano.

E na sala de café da Câmara.../ Alguém pergunta ao deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS) se ainda era certo o partido fechar aliança com o PT. "Claro, apenas os ratos abandonam o navio numa hora dessas..." Sentado ao lado de Padilha, o sempre bem-humorado deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), hoje na oposição ao PT, solta na hora: "Epa! Então eu sou uma ratazana! Eu sou contra!"

...a divisão é explícita/ Um arguto observador que perde o amigo, mas não a piada, emenda: "Tá vendo? O PMDB é assim, tem dois sentados à mesa e eles não conseguem se entender. Imagine na convenção!".

Nenhum comentário: