terça-feira, 29 de abril de 2014

Brasília-DF: Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Um milhão de motivos
A pregação aberta em torno do "Volta, Lula!" por parte do PR tem como pano de fundo a vontade do partido de administrar o Departamento Nacional de Estradas e Rodagens, o Dnit. A autarquia foi prometida ao PR quando da troca de comando no Ministério dos Transportes e, até agora, nada. Se todos que pregarem o "Volta, Lula!" forem nessa batida do toma lá dá cá, vai ficar mal para o ex-presidente.

Além desse desejo — que mobiliza quase toda a bancada (com raras exceções) —, vem ainda a pressão de Minas Gerais, terra do líder Bernardo Santana. Lá, a maioria dos partidos está hoje aliada ao tucano Aécio Neves e não tem a menor intenção de ficar contra o projeto que tem a cara do estado. Embora Dilma Rousseff seja mineira, há quem diga que o fato de fazer política no Rio Grande do Sul reduziu a "mineiridade" da comandante do país.

O PP fica
Por enquanto, o Partido Progressista não vê qualquer porta de saída do governo Dilma ou da campanha pela reeleição. A avaliação do líder na Câmara, deputado Dudu da Fonte (PE), é que uma saída agora deixaria o partido sem ter o que dizer nas urnas. Agora, mal ou bem, estão em um projeto.

Noves fora...
Com Alexandre Padilha em situação de desgaste por causa das suspeitas levantadas a partir da Operação Lava-Jato, e o governador Geraldo Alckmin em temporada de seca total, Paulo Skaf (PMDB) ficou todo animado. O ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) também não se queixa. Está hoje no papel de noiva cortejada por todos os "bons partidos".

O PT que se vire
Os peemedebistas conseguiram tirar Renan Calheiros (AL) do desgaste de recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra a CPI exclusiva para investigar a Petrobras. Agora, se o PT quiser o recurso, que tome a iniciativa.

A hora dos usados
A Confederação Nacional dos Corretores de Imóveis levará à presidente Dilma a proposta de incluir imóveis usados no Programa Minha Casa, Minha Vida. A iniciativa poderia dobrar o número de famílias em condições de serem atendidas. E a confederação vai ao governo com estofo. Hoje, será lançada uma frente parlamentar de defesa desse setor.

Continha salgada/ Depois do acréscimo de contas a pagar resultante das votações da semana passada, o Ministério da Fazenda torce para que, ao menos nesta semana mais curta, não haja quorum na Câmara dos Deputados.

Por falar em quórum.../ Para que o líder do PSD na Câmara, Moreira Mendes (RO), pudesse expor ontem a sua preocupação com o pós-cheia em Rondônia, foi preciso que o deputado Dudu da Fonte (PP) deixasse a tribuna e assumisse o comando da sessão. O terceiro deputado em plenário, Paes Landim (PTB) teve que dar uma "saidinha"...

Tô fora!/ Quem perguntar ao deputado Dudu da Fonte (foto), líder do PP, sobre o futuro de Luiz Argôllo (SDD) na Casa, ele sai com essa: "Pergunte ao Paulinho da Força e ao Fernando Francischini. Argôllo é do Solidariedade!"

Última tentativa/ A presidente Dilma fará uma nova investida para ver se o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), apoia a candidatura do senador Eunício Oliveira (PMDB) ao governo. Essa novela, dizem alguns, está igual ao "Volta, Lula!": Todos falam, mas o resultado é zero.

Nenhum comentário: