sábado, 5 de abril de 2014

Campos se despede de Pernambuco e estado ganha novo governador

Júlia Schiaffarino, Ana Luiza Machado – Diário de Pernambuco

Pernambuco terminou a semana com um novo governador. Na tarde desta sexta-feira (4) assumiu o comando do estado João Lyra Neto em lugar de Eduardo Campos que se desincompatibilizou do cargo para concorrer à Presidência da República. No discurso de despedida, evitou o improviso, preferiu ler um texto que começou com referências ao avô e ex-governador Miguel Arraes. “Arraes saiu pela porta da frente e voltou duas vezes nos braços do povo… Hoje, depois de dois mandatos deixo o Palácio pela mesma porta da frente, rumo a novas lutas”, declarou Campos.

Já sem mandato, imprimiu o tom de presidenciável ao discursar. Fez críticas ao governo federal, falou em “aposentar a velha política”, citou a união com a ex-senadora Marina Silva, lembrou as inquietações das ruas e destacou que o país reinvidica uma nova agenda. Por fim, referiu-se ao que foi feito por ele em sete anos e três meses de governo como um exemplo a ser levado para o país. “O Brasil precisa e quer a União dos brasileiros. E, se Pernambuco se uniu, o Brasil também irá se unir… Sabemos que podemos fazer mais e com mais eficiência e rapidez”.

Atrás dele, estavam ex-governadores, outrora adversários políticos. Marcaram presença no evento Jarbas Vasconcelos (PMDB), Joaquim Francisco (PSB), Mendonça Filho (DEM) e Roberto Magalhães (DEM). A cerimônia de transição ocorreu na frente do Palácio do Campo das Princesas. Chapéus de palha, símbolo do governo de Miguel Arraes, foram distribuídos pelo cerimonial. Ao fim, como manda o protocolo, o novo governador acompanhou o ex-governador até o carro. Eduardo Campos seguiu para casa enquanto João Lyra recebia os cumprimentos ao som de bandas de pífano, tradicionais de sua terra, Caruaru.

Lyra
Esse mesmo protocolo seguido a risca por Eduardo Campos, porém, foi por diversas vezes quebrado de forma proposital por João Lyra Neto. Durante o discurso de transição, por exemplo, ele cedeu a vez para que Campos falasse ao final, quando o rito manda o novo governador encerrar a cerimônia. Ao discursar, Lyra disse, novamente, que iria mudar as regras pré-estabelecidas e avisou que deixaria de lado o texto preparado pela assessoria. Falou de improviso e ao olhar para Campos anunciou: "Agora, sou seu governador e governador do estado de Pernambuco".

João Lyra fez questão de enaltecer o trabalho do antecessor à frente do estado. Voltou a ressaltar que assumia o compromisso de dar continuidade às ações iniciadas por ele nos últimos anos e pediu para que o ex-governador o ajudasse na caminhada futura. "Agradeço por tudo nestes sete anos e três meses, por ter trabalhado com você e peço que você trabalhe comigo nesses nove meses", pediu.

O tom foi semelhante ao usado durante a cerimônia de posse, pouco antes na Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde Lyra também discursou. Nessa ocasião, porém, foi mais demorado e aproveitou para anunciar novidades como a criação da Secretaria Estadual da Microempresa. O novo governador também destacou a preocupação em fomentar o desenvolvimento no interior de Pernambuco, bem como o desejo de incentivar o turismo interno. “Estou convencido de que os pernambucanos precisam conhecer mais Pernambuco”.

Ao sair da Assembleia, mais um protocolo quebrado. O governador João Lyra Neto dispensou o carro oficial e cruzou a ponte Princesa Isabel a pé, jutamente com a família, em direção ao Palácio do Campo das Princesas. No percurso, cumprimentou diversas pessoas e parou várias vezes para tirar fotos com os populares. A gestão Lyra segue até dezembro deste ano.

Nenhum comentário: