sábado, 12 de abril de 2014

Dilma vai a Pernambuco no dia em que Campos lança sua chapa

Petistas dizem que agenda é para dividir a atenção com ato do PSB

Luiza Damé e Fernanda Krakovics – O Globo

BRASÍLIA — Para dividir os holofotes com o ex-governador Eduardo Campos no dia em que ele lança sua chapa à Presidência da República com a ex-senadora Marina Silva, a presidente Dilma Rousseff montou uma agenda em Pernambuco, base do adversário, na próxima segunda-feira, que inclui inaugurações em duas cidades. Enquanto Campos e Marina estarão em Brasília anunciando a chapa do PSB que concorrerá em outubro, Dilma visitará o Porto de Suape, em Ipojuca, e o sertão pernambucano, anunciando mais água para a região. Ex-aliado do governo, Campos é considerado por setores do PT o adversário mais difícil na campanha de Dilma à reeleição. A presidente tem participado de uma série de inaugurações, e ontem esteve em Porto Alegre para inaugurar uma estação de tratamento de esgotos e participar da formatura de turmas do Pronatec.

Adutora e navio da Transpetro
Dilma vai inaugurar a primeira etapa da Adutora do Pajeú, em Serra Talhada, e acompanhar a viagem inaugural do navio Dragão do Mar, da Transpetro. A data da agenda presidencial em Pernambuco mudou duas vezes. Inicialmente, seria na segunda-feira, mas, na noite da última quarta-feira, o Planalto informou que os compromissos seriam transferidos para a próxima quarta-feira, porque a Transpetro havia adiado a viagem inaugural do navio. Na manhã de quinta-feira, a agenda voltou para segunda-feira.

Petistas afirmaram que a agenda de Dilma foi marcada para segunda-feira de propósito, para coincidir com o lançamento da chapa Campos-Marina. O objetivo é dividir os holofotes e não deixar o socialista reinar sozinho, principalmente na imprensa pernambucana. Integrantes do PT reclamam muito que Campos, quando ainda estava no governo do estado, apropriava-se de obras feitas com recursos do governo federal, promovendo inaugurações das quais os petistas não participavam.

O ex-presidente Lula tem afirmado, em conversas reservadas, que pretende marcar presença em Pernambuco durante a campanha, com o objetivo de derrotar Campos na base eleitoral do candidato do PSB.

A inauguração da primeira etapa da Adutora do Pajeú será o segundo evento da presidente na obra nos últimos 12 meses. No dia 25 de março do ano passado, Dilma entregou o trecho de 118 quilômetros entre Serra Talhada e Floresta, um investimento de R$ 198 milhões. A primeira etapa tem 198 quilômetros e interliga os municípios de Serra Talhada, Floresta, Afogados da Ingazeira, Calumbi, Flores e Carnaíba.

A presidente assinará também a ordem de serviço para a segunda etapa da Adutora do Pajeú, com 401 quilômetros, e anunciará a construção do Ramal do Agreste, uma adutora de 69 quilômetros entre Sertania e Arcoverde. A Adutora do Pajeú, que faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), tem quase 600 quilômetros, com investimento de R$ 547 milhões, e atenderá 400 mil pessoas. Levará água do Rio São Francisco e do Eixo Leste do Projeto de Integração para 21 municípios de Pernambuco e oito da Paraíba.

Em Ipojuca, a presidente acompanhará a viagem inaugural do navio Dragão do Mar, que faz parte do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Transpetro e foi construído pelo Estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape. Nos últimos quatro anos, foram produzidas dez embarcações pelo Promef.

LEIA TAMBÉM NA FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: