terça-feira, 22 de abril de 2014

Eduardo Campos inicia nesta terça-feira maratona de viagens por seis estados

Périplo faz parte da estratégia para tornar o pré-candidato do PSB mais conhecido

Silvia Amorim e Sérgio Roxo - O Globo

SÃO PAULO — Menos de uma semana depois de se mudar com a família para São Paulo, o pré-candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, inicia hoje um giro em que visitará seis estados em uma semana. O périplo faz parte da estratégia para tornar o ex-governador Pernambuco mais conhecido. Na pesquisa Datafolha divulgada no último dia 5, apenas 58% dos eleitores disseram conhecer Campos.

A agenda de viagens, que começará hoje por Santa Catarina, prevê reuniões com políticos e empresários. Mas o pré-candidato do PSB vai mirar também um flanco valioso para sua estratégia eleitoral: jornais e emissoras de TV regionais. O ritual de entrevistas será repetido à exaustão até junho, em vários estados. Antes de encontros políticos, organizados pelo PSB e pelos partidos aliados, PPS e Rede, Campos atenderá jornalistas e gravará participações em programas de rádio e televisão.

Amanhã, o ex-governador pernambucano visitará cidades do interior do Paraná. Na quinta-feira, Campos estará no Pará. No sábado, em Manaus, ele participa do encontro programático do PSB, da Rede e do PPS. No domingo, visitará o Maranhão e o Piauí.

Conhecida por 87% dos eleitores, segundo o Datafolha, a pré-candidata a vice de Campos, Marina Silva, tentará ajudar o cabeça da chapa a se tornar mais popular e estará ao seu lado no Pará e em Manaus.

Líderes do PSB querem que Campos priorize em suas viagens as cidade médias brasileiras, aquelas com mais de 200 mil habitantes e consideradas polos em suas regiões. A mudança para São Paulo faz parte da estratégia para se tornar mais popular fora do Nordeste. Na noite da última terça-feira, um dia após o anúncio da chapa com Marina em Brasília, Campos se instalou em num flat na Zona Sul da capital paulista com a mulher, Renata, e três dos cinco filhos — Pedro, de 17 anos, José, de 8, e Miguel, que completará na próxima semana três meses.

No dia seguinte, esteve em Campinas, a maior cidade administrada pelo PSB no estado. No sábado, junto com os outros dois filhos — Maria Eduarda, de 21 anos, e João, de 20 — visitou os dois principais parques paulistanos: o Villa-Lobos e o Ibirapuera. A família participou da Missa de Páscoa, em Aparecida, na manhã de domingo. À noite, fizeram um programa tipicamente paulistano: saíram para comer pizza.

— Chegamos a São Paulo para aqui funcionar nossa base e para daqui dialogarmos e ouvirmos o Brasil — disse Campos, em seu discurso a militantes do PSB em Campinas.

Nenhum comentário: