domingo, 6 de abril de 2014

Ibope mostra Ana Amélia à frente de Tarso no Rio Grande do Sul

Senadora tem 38% das intenções de voto na pesquisa estimulada

Número de brancos e nulos é grande: 11% e 10%

Flavio Ilha - O Globo

PORTO ALEGRE – Uma pesquisa do Ibope encomendada pelo grupo RBS mostra que, a seis meses da eleição, a senadora Ana Amélia Lemos (PP) aparece como favorita na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, com 38% das intenções de voto na modalidade estimulada – quando o eleitor recebe uma ficha com os nomes dos candidatos. O atual governador, Tarso Genro (PT), tem 31% da preferência do eleitorado, de acordo com o levantamento.

O número de eleitores que disseram votar em branco ou nulo e de indecisos ainda é grande: 11% e 10%. José Ivo Sartori (PMDB) e Vieira da Cunha (PDT) completam a lista de candiatos ao governo, respectivamente com 5% e 3%. Roberto Robaina (PSOL) teve 1%.

Na consulta espontânea, quando os eleitores precisam citar o nome do candidato em quem votariam, Tarso aparece com 11% das intenções de voto, contra 8% de Ana Amélia. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março com 812 eleitores.

O governador é o candidato que aparece com mais rejeição entre os consultados: 26%. O índice de Ana Amélia é menor, 10%. Nas simulações de segundo turno, a senadora venceria em todos os cenários: 48% contra 34% de Tarso Genro, 64% contra 9% de Vieira da Cunha e 64% contra 11% de José Ivo Sartori.

O levantamento também avaliou o governo de Tarso no Rio Grande do Sul. O índice de ótimo e bom ficou em 29%, enquanto a avaliação de que o governo é regular foi citada por 42% dos eleitores. Além disso, 47% aprovam o governo, contra 45% que o desaprovam. A nota média do governo ficou em 5,1%.

Nenhum comentário: