segunda-feira, 14 de abril de 2014

Largada extra-oficial da disputa presidencial é dada nesta segunda-feira

Dilma Rousseff (PT), Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB) disputam os holofotes em várias frentes país afora

Maria Lima – O Globo

BRASÍLIA. Está dada a larga extraoficial da disputa presidencial. Os três principais presidenciáveis, Dilma Rousseff (PT), Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB), disputam os holofotes nessa segunda-feira em várias frentes País afora. Em Brasília Eduardo Campos finalmente anunciará formalmente sua chapa, com a ex-senadora Marina Silva (Rede) como sua candidata a vice-presidente. Os dois passaram o dia juntos ontem em Brasília definindo os últimos detalhes da festa. Embalado pelas pesquisas que lhe dão uma dianteira no quesito potencial de crescimento e menor rejeição, Campos dirá, em seu discurso, que o Brasil não precisa se acabar para a Oposição tirar do PT essa eleição.

- O PSDB torce para ter apagão de energia no País e o PT torce para o povo de São Paulo morrer de sede com falta de água. Não temos que torcer pela desgraça do povo para a gente ganhar a eleição. Nossa oposição tem que olhar para o futuro _ dirá Eduardo Campos em seu discurso de lançamento da pré-candidatura, ao lado de Marina, reforçando que seu foco será no programa, e não na troca de agressões.

O evento político- cultural, que terá a presença de figuras emblemáticas como Ariano Suassuna e representantes de movimentos sociais e empresariais, marcará o fim das especulações dos adversários sobre quem seria o cabeça de chapa: Eduardo ou Marina. Além dos dois - Marina discursará sobre a formação do novo campo político no Brasil - a palavra será aberta a lideranças de outros partidos, como os senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Cristovam Buarque (PDT-DF).

O escritor pernambucano Ariano Suassuna estreará, no evento, como o amuleto da campanha de Campos e Marina, como tem feito nas últimas campanhas do ex-governador. Amigo pessoal da família _ foi vizinho de Arraes e viu Eduardo crescer _ ele dará o tom leve e emocional do evento, junto com o pianista Artur Moreira Lima. O ator Marcos Palmeira fará uma participação em vídeo gravado, já que não poderá estar presente.

Aproveitando-se da ausência do ex-governador Eduardo Campos no estado, a presidente Dilma Rousseff pretende ocupar uma fatia do noticiário em Pernambuco, com um périplo por duas cidades _ Ipojuca e Serra talhada _ para inauguração da primeira etapa da Adutora do Pajeú e da viagem inaugural do navio Dragão do Mar.

Ex-aliado do governo, Eduardo Campos é considerado por setores do PT o adversário mais difícil na campanha da reeleição de Dilma. O governador João Lira Neto (PSB) que sucedeu Campos, decidiu abandonar a caravana de políticos pernambucanos que virá a Brasília prestigiar o ato de lançamento da chapa presidencial, para estar ao lado de Dilma e também faturar espaço nas inaugurações da presidente.

A data da agenda da presidente em Pernambuco mudou pelo menos três vezes. Inicialmente seria na segunda-feira, mas na noite da última quarta-feira, o Planalto informou que os compromissos seriam transferidos para a próxima quarta-feira, porque a Transpetro, proprietária do Dragão do Mar, havia adiado a viagem inaugural do navio. Na manhã de quinta-feira, a agenda voltou para segunda-feira, data do evento de Marina e Campos.

Correndo por fora, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, dividirá sua agenda entre a Bahia e o Rio de Janeiro. Pela manhã ele participa, em Salvador, de uma grade festa para o lançamento das pré-candidaturas da chapa de oposição na Bahia. A chapa junta o ex-governador Paulo Souto (DEM) como candidato ao governo da Bahia, e o peemedebista Geddel Vieira Lima na vaga do Senado.

Na parte da tarde Aécio voa para o Rio de Janeiro, onde faz palestra na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Ele participa do painel de debates Visões de Futuro, que abordará propostas para o Rio de Janeiro e para o Brasil.

Nenhum comentário: