domingo, 27 de abril de 2014

Panorama político: Ilimar Franco

- O Globo

A Copa na cabeça
O governo lançará campanha publicitária para vender a Copa aos brasileiros. Tem três eixos. Um deles diz: “O Brasil está ganhando” e aborda a criação de empregos e obras de mobilidade. Outro trata da nossa diversidade cultural e étnica. E, por fim, o de repúdio ao racismo. Integra a ofensiva jantar no Alvorada, amanhã, da presidente Dilma com um grupo de jornalistas esportivos do país.

Por que o DEM vai sobrar
Um especialista, que durante anos atuou no PFL, e depois no DEM, explica por que o partido não fará o vice de Aécio Neves (PSDB). O diagnóstico: “O DEM não tem densidade nem futuro. Não tem máquina nem Fundo Partidário. O Aécio precisa de um vice jovem voltado para o amanhã. O ACM se enquadra, mas ele não vai largar a prefeitura de Salvador. O partido não tem quadros em São Paulo. O que tinha, o ex-prefeito Gilberto Kassab, saiu para presidir o PSD. O Nordeste, região em que o DEM tem um quadro tradicional, o senador José Agripino está congestionado pelo candidato ao Planalto do PSB, Eduardo Campos, e pela pujança política e eleitoral do ex-presidente Lula

“Na opinião pública há indiferença. Para ela, todos são iguais. Uns são mais e outros são menos, mas que o sistema político é assim mesmo”
Marcus Pestana
Presidente do PSDB de Minas Gerais e deputado federal, sobre o efeito das denúncias nas eleições

Dá em Chico, dá em Francisco
Ninguém poderá acusar a Polícia Federal de ter se transformado num instrumento dos políticos. Até agora, dois candidatos a governador foram alvejados por ela: Pimenta da Veiga (PSDB), em Minas, e Alexandre Padilha (PT), em São Paulo.

Costurando
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) será convidado pelo PSB a embarcar na campanha de Eduardo Campos e Marina Silva pelo país. Ele pode ser mais uma das grifes do palanque socialista. Simon não deve concorrer a novo mandato. PMDB e PSB vão se aliar no Sul. Pelos entendimentos, o deputado Beto Albuquerque pode concorrer à vaga de Simon.

A vida vai melhorar
A Autoridade Pública Olímpica (APO) fez um estudo de caso sobre os Jogos de Londres, em 2012. Além dos empregos e dos ganhos financeiros, a melhora da imagem do país levou ao Reino Unido 4,6 milhões de novos turistas.

Impunidade diplomática
Um diplomata espanhol deu ré no seu veículo num shopping, em Brasília, e acertou o carro de trás. A motorista do veículo alvejado tirou fotos da placa (JKP-0931) para o culpado não se evadir. O cavalheiro desceu do carro e chamou a brasileira de “fanfarrona” e proclamou que ela estava tirando a foto da placa para sequestrá-lo.

Novo imposto
Para financiar os esportes nas escolas, o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), relator da Comissão do Proforte, quer tributar a CBF em 5%. A receita seria de R$ 23 milhões. E chama a iniciativa de Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte.

Tempo nublado
A maior preocupação do governo se tornou o combate à inflação, por mais que a equipe econômica tente aparentar controle. "Não há nada que resolva o aumento dos preços agora. Não tem coelho na cartola”, disse um ministro.

O líder do PR, Bernardo Santana, está chamando entrevista para amanhã. Vai cobrar a liberação das emendas dos deputados do partido.

Nenhum comentário: