quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pressionado, Renan anuncia duas CPIs da Petrobras

Pressionado, senador promete dar andamento às CPIs mista e do Senado

Peemedebista também anunciou que recorrerá da decisão do Supremo que impediu apuração de outros assuntos

Gabriela Guerreiro, Márcio Falcão – Folha de S. Paulo /EBC

BRASÍLIA - Sob pressão de governistas e oposicionistas, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), prometeu dar início na próxima semana aos trabalhos das Comissões Parlamentares de Inquérito mista e do Senado que vão investigar as suspeitas de irregularidades sobre a Petrobras.

Ontem à noite, Renan chamou deputados e senadores da oposição e anunciou que reunirá líderes do Senado e da Câmara na terça para pedir indicações dos integrantes para compor a CPI.

Na reunião, o peemedebista anunciou que serão instaladas a CPI exclusiva do Senado e também a CPI mista, de deputados e senadores, para investigar a estatal.

O Planalto resiste à comissão mista por avaliar que uma CPI só de senadores é mais fácil de controlar.

Além da oposição, Renan estava sendo pressionado pelo próprio PMDB, especialmente por deputados como o líder do partido, Eduardo Cunha (RJ) e o presidente da Câmara, Henrique Alves (RN).

Os dois estiveram anteontem com o vice-presidente Michel Temer (PMDB) para discutir uma solução para a investigação sobre a estatal.

Nos bastidores, senadores da base aliada avaliavam que os debates só no Senado renderiam menos ataques ao governo e à presidente Dilma Rousseff em ano eleitoral, quando muitos deputados buscam "holofotes" para suas campanhas.

A resistência de Renan levou a oposição a ameaçar denunciá-lo ao Ministério Público e ao Conselho de Ética do Senado caso a CPI mista não decolasse. Os deputados cogitaram pedir o impeachment do peemedebista, mas as regras do Congresso não viabilizam essa alternativa.

Renan argumentava que a decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber, que determinou a instalação imediata de CPI apenas para investigar a Petrobras, não se aplica à comissão mista de inquérito.

O governo pretendia sepultar a CPI mista e retardar o início dos trabalhos pelo menos até o dia 20, quando deve haver sessão do Congresso. Em junho, o Legislativo reduz o ritmo de trabalho devido à Copa e às eleições.

Renan também anunciou ontem que vai recorrer da decisão de Rosa Weber sobre a CPI exclusiva sobre a Petrobras. A ministra acatou pedido do DEM, PSDB e PPS para impedir que outros temas sejam apurados pela CPI, como o cartel do Metrô de São Paulo e o Porto de Suape.

Nenhum comentário: