quarta-feira, 28 de maio de 2014

Acadêmicos pedem fim de protestos 'abusivos'

• Grupo lança petição por direito de ir e vir

Diego Zerbato – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - Um grupo de acadêmicos lançou nesta semana uma petição pública na internet pela garantia do direito de ir e vir durante os protestos.

No texto, os professores defendem "um basta" a protestos que prejudicam a circulação e pedem que as autoridades garantam os direitos dos demais cidadãos.

Uma das signatárias, a pesquisadora Elizabeth Balbachevsky, do Núcleo de Pesquisas sobre Políticas Públicas da USP, diz que as manifestações devem acontecer, mas dentro dos limites da lei.

"Não podemos decretar uma ditadura de uma minoria. Essa concepção é danosa e abre uma perspectiva para o radicalismo e a ruptura da normalidade democrática."

Alba Zaluar, professora de antropologia social da Uerj, diz ter assinado a petição por considerar abusivos protestos violentos e as greves de ônibus. "Eles não podem prejudicar a todos."

Mais de 200 pessoas já assinaram o documento. Esther Solano, professora da Unifesp que estuda a tática "black bloc", discorda e diz que os protestos são reflexo da crise de representatividade no Brasil.

Nenhum comentário: