sexta-feira, 30 de maio de 2014

Aécio e CNBB: reforma política é prioridade para o Brasil

• Temas da conversa: reforma política, ética e participação dos jovens na vida pública.

- Agências de noticias

APARECIDA (SP) - Em visita a Aparecida (SP), nesta quinta-feira (29), o presidente nacional do PSDB e pré-candidato a presidente da República, senador Aécio Neves (MG), se reuniu com o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno. Amigos desde que Aécio era governador de Minas Gerais, eles conversaram sobre reforma política, ética e participação dos jovens na vida pública.

“Vim fazer uma visita ao Dom Damasceno, porque há hoje uma preocupação muito grande da CNBB também com a agenda política. Há uma convergência muito grande de sentimento entre aquilo que propõe a CNBB para a reforma política com aquilo que nós achamos necessário. É uma visita pessoal a um amigo de longa data”, afirmou Aécio Neves, em entrevista coletiva à imprensa na residência oficial do arcebispo.

Papa Francisco
Ao falar com os jornalistas, Aécio lembrou mensagem recente do Papa Francisco a favor da participação da sociedade na vida pública.

“Recentemente o Papa Francisco fez um convocação aos cristãos que participem da vida política, não apenas votando, mas, sempre que possível, também sendo votados. Ele falava da política como um instrumento de servir e de atender a demanda da sociedade”, lembrou Aécio.

O presidente nacional do PSDB chegou à cidade no início da tarde, acompanhado do líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), e dos deputados federais César Colnago (ES) e Luiz Carlos Hauly (PR). Após o encontro, eles visitaram o Santuário Nacional de Aparecida, onde fica a imagem de Nossa Senhora, Padroeira do Brasil.

Aécio Neves afirmou que o encontro com Dom Damasceno é mais uma ação de diálogo do PSDB com os brasileiros na construção de um projeto alternativo para o país. Para o tucano, é importante ouvir todas as representações da sociedade.

“A contribuição da Igreja Católica, assim como de outras igrejas, devem ser recebidas com muita humildade por todos os candidatos. O que eu vim dizer é que estaremos prontos para essa discussão. Quero fazer essa discussão com aqueles segmentos da sociedade que têm contribuição a aferecer”, ressaltou Aécio Neves.

Aécio também avaliou como positivo a iniciativa da Igreja Católica em estimular a participação da sociedade na política. “A disposição da Igreja Católica, assim como de outras igrejas, mas falo hoje especificamente da Igreja Católica, de participar do debate e apresentar propostas em relação à participação popular é algo extremamente saudável”, afirmou o presidente do PSDB.

Dom Damasceno
Após a visita, o presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno, afirmou que a Igreja Católica tem interesse em debater o tema da reforma política com todos os pré-candidatos a presidente. “A CNBB espera que os candidatos se comprometam com a reforma política. Esperamos que ela seja discutida e levada adiante no Congresso Nacional. É uma das reformas fundamentais para que outras possam ocorrer. E ele [Aécio] se comprometeu em colocar a reforma política como prioridade caso ele venha vencer as eleições”, disse Dom Damasceno.

Nenhum comentário: