terça-feira, 27 de maio de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Ensaio geral
Na véspera do depoimento da presidente da Petrobras, Graça Foster, à CPI que investiga a compra da refinaria de Pasadena, o diretor Corporativo e de Serviços, José Eduardo Dutra, fez um périplo pelo Senado, acompanhado do relator da investigação, José Pimentel (PT-CE). Os dois passaram mais de 40 minutos no gabinete do presidente da CPI, senador Vital do Rêgo. Embora Dutra diga que nada tem a ver com essa parte política, ele foi sentir o clima, de forma a deixar a presidente da empresa mais tranquila. Embora essa CPI do Senado seja considerada mamão com açúcar, sabe como é, leitor: seguro morreu de velho. Graça depõe hoje a partir das 10h.

Ordem do dia
O governo luta com o que pode para evitar modificações no Plano Nacional de Educação (PNE) que terá a sua última rodada de votação por esses dias na Câmara. É que foi um custo evitar a vinculação de mais recursos orçamentários no texto. Agora, é bem capaz de os deputados tentarem retomar essa mudança.

Carros & bois I
Nem só o governo terá momentos de tensão hoje. Os agropecuaristas aguardam a votação do projeto de lei do Senado que regulamentará a PEC 57, que trata de desapropriação de terras onde houver trabalho escravo. Ocorre que existe um acordo para aprovar a regulamentação logo na Casa, antes de concluída a votação da PEC. O PSol estrilou. Não quer votar antes porque acha que, aprovada a lei, a PEC não sai.

Carros & bois II
Os ruralistas, entretanto, querem aprovar logo a regulamentação porque temem que, na ausência dela,
a PEC 57 seja aplicada automaticamente sem que se tenha a definição de trabalho escravo, o que poderia resultar em desapropriações em série. Essa briga está marcada para hoje à tarde.

Sob encomenda
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, é esperado hoje no jantar da presidente Dilma Rousseff a governadores e candidatos do PMDB. O governador apareceu entre os enroscados na Operação Ararath, da Polícia Federal. Agora, dizem alguns, poderá sair de lá com o discurso de que é tão inocente que Dilma até o recebeu no Palácio da Alvorada.

Vai que é tua, Geraldo!
O almoço entre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi mesmo para que o candidato a presidente desse sinal verde a composições com o PSB. Afinal, na visão dos tucanos, é muito melhor ter o 45, o número do PSDB, reinando em Sampa, enquanto o 40, do PSB de Eduardo Campos ficará na sombra.

CURTIDAS
Torcedor ilustre/ Na festa de posse no domingo, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma (foto), comentou com o vice-presidente brasileiro, Michel Temer, que vai torcer pelo Brasil na Copa. "Já que a África do Sul está fora, vou lá torcer por vocês", disse Zuma.

Torcedores ilustres/ Zuma assistirá à partida final da Copa, que deve reunir também os demais presidentes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Para quem não se lembra, no ano passado, a data da reunião foi transferida de abril para julho, a pedido do líder chinês, Xi Jinping, conforme noticiado em primeira mão por esta coluna.

Recesso branco/ A Mesa Diretora do Senado e os líderes definiram um dia de esforço concentrado por semana durante a Copa do Mundo. Se atualmente na quarta-feira à noite já está difícil quórum para sessões todas as semanas, vale o bordão...Imagina na Copa!

Pezão e os votos/ Candidato à reeleição, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, é esperado hoje no jantar com a presidente Dilma Rousseff. Apesar de o partido no Rio estar afastado da presidente da República, a expectativa do governo é que Pezão consiga reunir pelo menos 50% dos votos no estado em favor da reedição da aliança PT-PMDB no plano nacional.

Nenhum comentário: