domingo, 4 de maio de 2014

Brasília-DF: Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Mais um trinco
Os aliados presentes ao evento do PT na noite de sexta-feira não esperavam um anúncio tão contundente de Lula a respeito de seu descompromisso com candidatos não-petistas ou palanques duplos nos estados. A tendência, diante desse fato, é um aumento da pressão para que não se feche aliança com o PT.
» » »
Os mais irritados são justamente os peemedebistas. Isso quer dizer trabalho dobrado para Michel Temer tentar segurar a vaga de vice na chapa pela reeleição da presidente. Diante do anúncio de Lula, aqueles que tinham alguma dúvida em seguir com Dilma para neutralizar o poder de Lula junto ao povo, estão praticamente decididos a cuidar da própria vida, seguindo o exemplo do Rio de Janeiro, onde está em curso a campanha Aezão (Aécio em apoio a Luiz Fernando Pezão).

Senhor sabe tudo
Informações que chegam aos amigos do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa a respeito do estado emocional dele indicam depressão. Os parlamentares já foram inclusive avisados de que ele está disposto a contar tudo o que sabe a respeito dos negócios envolvendo a empresa e seus protagonistas. Esse foi o principal motivo da transferência para a carceragem da Polícia Federal. Lá, se ele pegar uma gripe, levantará suspeitas de que tem alguém inoculando vírus para não o deixar em plena saúde a fim de prestar o depoimento à comissão externa da Câmara.

Ela é ele
A referência de Lula a Heloísa Helena e as citações que ela recebeu como candidata a presidente em 2006 tinham endereço certo: o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. O ex-presidente não citou Eduardo, mas mencionou Heloísa Helena apenas para deixar claro seu palpite de que Eduardo só é o queridinho agora porque "o maior partido de oposição, a gloriosa imprensa" (palavras de Lula) acha que ele vai tirar votos de Dilma e não do tucano Aécio Neves.

Dois pesos
O mesmo Eduardo da Fonte (PP-PE) que, na sexta-feira, bradava o apoio à reeleição de Dilma Rousseff, reclamava do sucateamento da rede de distribuição de energia elétrica do país. Citou ainda que 13% das mortes são causadas por choques elétricos no Brasil e os constantes apagões. Mencionou ainda o lucro da Celpe, R$ 1,4 bilhão em cinco anos.

A fuga de argôlo
Por duas vezes, o corregedor da Câmara, deputado Átila Lins (PSD-AM), tentou dar ciência ao deputado Luis Argollo (SDD-PR), flagrado nas escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, de que existe uma representação contra ele na Corregedoria da Casa, apresentada pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR). Até agora, não conseguiu. Fará mais uma tentativa. Se não der certo, Argollo será notificado via Diário Oficial da União e terá cinco dias para responder sobre a sua relação com o doleiro Alberto Yousseff.

CURTIDAS
Inverteu!/ Acostumado a seguir de perto os ventos de seu partido, o deputado Lúcio Vieira Lima (foto), do PMDB da Bahia, não esconde o que tem sentido nas conversas partidárias quando pergunta aos colegas sobre o futuro da aliança em torno da reeleição da presidente Dilma Rousseff: "Dissidente hoje é quem está ficando com Dilma".

O tombo de Rosso/ Calma pessoal, nada político. O presidente do PSD do Distrito Federal, Rogério Rosso, caiu dentro do lago, quando pedalava na Ponte das Garças e foi fechado por um caminhão. Por sorte, não houve nada grave.

O elogio de Rosso/ Desde que aderiu ao ciclismo, ele tem percorrido diversas ciclovias da cidade e não esconde o que sente: "Olha, as que eu tenho percorrido, ficaram muito bacanas. Não é porque é adversário que a gente não vai elogiar o que está correto", diz ele. E olha que Rosso está há mais de um ano nessa estrada. Já emagreceu 30 quilos. Fica a dica para essa temporada de seca.

Dilma vai/ A presidente Dilma Rousseff é a única que ainda não foi à Associação Comercial de São Paulo dar o seu recado pré-eleitoral, a exemplo do que já fizeram Eduardo Campos e Aécio Neves. Ela, no entanto, mandou dizer que irá. Agora, é uma questão de agenda.

Nenhum comentário: