quarta-feira, 28 de maio de 2014

Dilma afaga o aliado PMDB em jantar na casa do vice-presidente

• Apoio do partido à candidatura à reeleição foi assegurado por Michel Temer; no discurso, presidente tece críticas indiretas aos prováveis adversários de campanha Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB)

Tânia Monteiro - O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - Em jantar com a cúpula do PMDB, incluindo governadores candidatos à reeleição e parlamentares, no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente Michel Temer, a presidente Dilma Rousseff defendeu a aliança com o partido e disse que "uma das chapas que está aí" , sem nominar que candidato seria, representa "retrocesso, recessão e desemprego".

Em sua fala, Dilma lembrou a importância de continuar ao lado do PMDB e que esta "é uma aliança para a governabilidade" e para "garantir os ganhos da população". Dilma foi aplaudida pelos presentes e ouviu elogios dos correligionários.

Michel Temer, por sua vez, assegurou à presidente Dilma que, no dia 10 de junho, data da convenção do partido, o PMDB vai "reeditar a aliança" com o PT.

O líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha, que tem travado muitos embates com a presidente e chegou a ser considerado "persona non grata" no Planalto, disse que "ninguém que está aqui vai se insurgir contra a decisão da convenção".

Adversários. Um dos presentes entendeu que a crítica da presidente Dilma, ao dizer que este nome representava "retrocesso, recessão e desemprego" tinha endereço certo: o candidato tucano Aécio Neves.

Em outro trecho do discurso, a presidente Dilma, criticou Eduardo Campos, pré-candidato do PSB, também sem citá-lo. "Tem candidato que uma hora diz que é contra o agronegócio porque polui e é a favor do meio ambiente e outra hora diz que vai colocar meta de inflação de 3%, o que representa desemprego e recessão".

Aliados. Em sua fala, Dilma fez questão de elogiar cada um dos presentes e citar de onde vinha a relação com eles, contando os episódios políticos que os ligavam.

No jantar, que durou pouco mais de duas horas, estavam presentes os governadores peemedebistas como Luiz Fernando Pezão e o ex-governador Sergio Cabral. Jader Barbalho, do Pará, estava acompanhado do filho, Helder, que é candidato ao governo.

Os presidentes da Câmara, Henrique Alves, e do Senado, Renan Calheiros, também compareceram ao jantar, onde estavam cerca de 40 peemedebistas. O senador Jose Sarney estava presente, mas sua filha Roseana, governadora do Maranhão, não.

Nenhum comentário: