sábado, 17 de maio de 2014

Dilma é alvo de vaias e protestos também em Teresina

• Servidores da UFPI fizeram ato na chegada de Dilma a formatura do Pronatec na capital do Piauí

Effrem Ribeiro O Globo

Depois de ser vaiada em cerimônia na Paraíba, a presidente Dilma Rousseff enfrentou novos protestos em Teresina, a capital do Piauí, onde participou da solenidade de formatura de 1.500 estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no auditório do Teresina Hall. Também nesta sexta-feira, ela já havia enfrentado manifestações antes e durante uma cerimônia do mesmo programa em João Pessoa, na Paraíba.

Assim que chegou no auditório, acompanhada do governador do Piauí, José Filho (PMDB), a presidente passou a ser vaiada por um grupo de estudantes. Além do gesto de desaprovação doa alunos, duzentos servidores administrativos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) fizeram protestos na chegada da presidente Dilma Rousseff no Theresina Hall.

A líder do movimento, Juliane Teixeira disse que os servidores administrativos da UFPI estão em greve há dois meses. Eles reivindicam negociação salarial com a presidente Dilma contra a empresa Ebserh, empresa que administra os hospitais das universidades federais, e reposição de salários que compreende o acordo da grave de 2012.

O secretário adjunto da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais, Geraldo Magela da Trindade, saiu do Teresina Hall e foi falar com os manifestantes. Ele recebeu também um documento que os grevistas querem entregar a Dilma. Segundo ele, o Ministério da Educação divulgou nota oferecendo qualificação aos servidores para que eles possam aproveitar a progressão salarial e aumentar seus vencimentos. O secretário disse que ainda está em vigor o aumento 15,8% da greve de 2012. Os assessores da presidência falaram com o reitor da UFPI, professor Arimatéia Dantas, para negociar com os grevistas a pauta local.

Em seu discurso, a presidenta Dilma Rousseff classificou o Pronatec como um dos principais caminhos que o povo deve trilhar para transformar o potencial do país em realidade. Ela afirmou que a geração de técnicos formados conduzirá o Brasil no caminho do desenvolvimento com distribuição de renda.

- Vocês passam a ter e a ser os primeiros desbravadores desse programa Pronatec, que pretende e vai formar no Brasil uma geração de técnicos. A capacitação profissional é um dos principais caminhos que o nosso povo deve trilhar para transformar todo o potencial do nosso país em realidade - falou Dilma.

Nenhum comentário: