quarta-feira, 14 de maio de 2014

Lula tenta implodir movimento ‘Aezão’ no Rio

• Ex-presidente vai se reunir com PMDB para manter o partido com Dilma

Cássio Bruno e Leticia Fernandes – O Globo

RIO - O ex-presidente Lula desembarca no Rio nos próximos dias com a missão de minar uma possível aliança entre o PMDB, do governador Luiz Fernando Pezão, que tentará a reeleição, e o PSDB, do senador Aécio Neves, pré-candidato à Presidência. O encontro com os peemedebistas foi um pedido do próprio Lula. A reunião terá a participação de Pezão, do ex-governador Sérgio Cabral e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Lula teme que a presidente Dilma Rousseff, que disputa a reeleição pelo PT, perca votos e o palanque do PMDB no Rio. Em 2010, Dilma obteve 4,9 milhões de votos no estado, 60,4% do total, uma vantagem de mais de 1 milhão de votos sobre o tucano José Serra. O movimento chamado de “Aezão”, criado por uma ala do PMDB fluminense, liderada pelo presidente regional do partido, Jorge Picciani, apoiará o tucano nas eleições de outubro. Este grupo quer uma aliança formal com os tucanos.

Pezão, Cabral e Paes já declararam que estão fechados com Dilma, mas nos bastidores nada fazem para impedir o namoro do PMDB com Aécio. A conversa pedida por Lula reacendeu a esperança dos pró-Dilma de uma implosão da candidatura ao governo do senador Lindbergh Farias (PT) para retomar a aliança, rompida ano passado.

— Já consideramos Lindbergh na disputa. Mas, claro, essa reunião com Lula gera uma pequena expectativa de o PT, na hora H, apoiar o Pezão — ressaltou um peemedebista.

O vice-presidente do PT, Alberto Cantalice, afirmou que a pré-candidatura de Lindbergh está consolidada, mas ressaltou que a campanha de Dilma “transcende” a do senador:

— Todos sabem que a campanha da Dilma é ampla, com vários partidos, e Lula é o principal articulador. Ele vai percorrer o Brasil para ajudá-la e o Rio não vai ficar de fora por sua importância eleitoral. A campanha da Dilma transcende a do Lindbergh

Nenhum comentário: