segunda-feira, 12 de maio de 2014

Painel - Vera Magalhães

- Folha de S. Paulo

Chamando Jack Bauer
Setores de inteligência do governo passaram a monitorar grupos que planejam uma ação orquestrada de ataques hackers durante a Copa. Já foram identificadas ameaças de derrubada de sites oficiais, sobrecarga das redes de telecomunicações e até tentativas de suspensão de abastecimento de energia elétrica. Agentes acreditam que o governo não está preparado para suportar alguns desses ataques. Na semana passada, o site do Ministério da Justiça foi derrubado.

Apagão Grupos de inteligência que monitoram a atividade dos hackers também descobriram que, recentemente, um ministro do governo teve seu telefone celular interceptado ilegalmente.

Chumbo... Diante dos sinais de que o PSB pode lançar candidato ao governo de Minas Gerais, rompendo aliança com o grupo de Aécio Neves, o PSDB deixou o deputado estadual de Pernambuco Daniel Coelho de sobreaviso: pode lançá-lo para o governo ou Senado na base eleitoral de Eduardo Campos.

... trocado O vice-presidente nacional do PSDB e presidente da legenda em Pernambuco, deputado Bruno Araújo, lembra que o entendimento entre os dois partidos é simétrico nos dois Estados. "Pau que dá em Chico dá em Francisco", diz. A convenção em Pernambuco será feita na data-limite da lei eleitoral para acompanhar o cumprimento dos acordos.

Azedou A campanha de Campos e Marina Silva foi surpreendida pelas críticas públicas de João Doria Jr. à dupla após evento organizado pelo empresário em Comandatuba (BA). "Quisemos ser corteses e caímos ingenuamente numa esparrela", diz um socialista.

Com lupa Dilma Rousseff pediu à equipe econômica um levantamento sobre o impacto de uma meta de inflação de 3% ao ano, como promete Campos. Usou os dados para atacar a proposta do pessebista em um jantar com jornalistas, na semana passada, dizendo que provocaria um desemprego de 8,2%.

Cerrado Com a definição de que a convenção do PSB acontecerá em Brasília, o último dos encontros regionais da aliança será transferido para Goiânia.

Peso Aliados do governo usarão a CPI do cartel do metrô de São Paulo para retaliar a oposição na CPI da Petrobras. Estão previstas convocações de coadjuvantes, mas a ideia é chamar tucanos de peso se o caso Petrobras "sair de controle".

Holofote O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) poderá ser um dos alvos. Ele foi apontado à PF pelo ex-diretor da Siemens, Everton Rheinheimer, como o "centro das atenções" do consultor Arthur Teixeira, indiciado sob acusação de intermediar propinas, em uma festa no apartamento do consultor.

Outro lado O senador confirmou que esteve no apartamento, mas disse que só teve "relações cordiais" com o consultor, negando qualquer envolvimento. "Meu nome sequer foi incluído na investigação. Não precisei nem ser ouvido", disse.

Contrapeso Apesar da prioridade dada à CPI exclusiva do Senado, o Planalto já deu sinais de que terá de "migrar" para a CPI mista da Petrobras, caso o acordo de boa convivência com o PMDB de Eduardo Cunha fique de pé.

Café no bule Campos Machado, presidente do PTB-SP, convidará o apresentador Ratinho para o conselho político do partido. O deputado se animou com um abraço mandado ao vivo à sua mulher, Marlene, que ele ameaça lançar como candidata ao Senado, deixando de apoiar Alckmin formalmente.

Tiroteio
"Devemos pecar por ato comissivo. A quadra é de protesto, mas ele tem de ser na urna. Não teremos um país melhor nos omitindo."
DO MINISTRO MARCO AURÉLIO MELLO, presidente do TSE, sobre a pesquisa Datafolha que mostrou que 61% do eleitorado rejeita o voto obrigatório.

Contraponto
Cordeiro de Deus

Dilma Rousseff esteve em Curitiba (PR) na última sexta-feira para lançar a licitação do metrô e assinar convênios com a prefeitura. Ganhou do prefeito Gustavo Fruet (PDT) Pêssankas --ovos coloridos a mão, típicos da cultura ucraniana, muito forte na capital paranaense.

--Gostaria de presenteá-la com um carneiro. Sou um grande criador, presidente. Mas não tinha como trazer.
A presidente agradeceu e provocou:

--Anuncio a liberação de mais R$ 450 milhões para a revitalização do Contorno Sul de Curitiba. Esse é meu presente, em troca do futuro carneiro.

Nenhum comentário: