terça-feira, 13 de maio de 2014

Panorama político – Ilimar Franco

- O Globo

Queda de braço
Os dois principais adversários nas eleições, PT e PSDB, vão empurrar os dramas nacionais um para cima do outro. O pano de fundo do embate é a competência. A tática dos tucanos é colocar nas costas do Planalto as carências em Educação, Saúde, Segurança Pública, água e energia. Os petistas vão destacar, sobretudo em SP, que os responsáveis para enfrentar os flagelos são, ou também são, os governos estaduais.

Pesquisa, programa e promessa
As pesquisas constroem os programas dos candidatos. O governador Luiz Fernando Pezão (RJ) é um exemplo. Há cerca de dez dias, ele anunciou a criação de 32 novas UPPs. E que algumas serão na Baixada Fluminense e em Niterói. A promessa está relacionada sobretudo às pesquisas de opinião. Elas revelam que, nesses colégios eleitorais, há críticas relevantes à política de Segurança Pública do governo. A conclusão:
onde não há UPPs, o descontentamento é maior. A avaliação tem um saldo positivo na capital, onde elas existem. E, mesmo na cidade do Rio, o saldo já foi maior, antes dos recentes tiroteios nas comunidades servidas pelas UPPs

********
“Eu queria — ah, como eu queria! —, há 3 meses, quando as chuvas não vinham, que a transposição do São Francisco já estivesse executada” -  José Agripino Líder do DEM (RN), sobre obra prometida para 2010, no governo Lula
*********

A carroça na frente dos bois
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, se reúne amanhã com o candidato do PT ao governo do Rio, Lindbergh Farias. Ontem, seus aliados informaram que o petista ofereceu a vaga para o Senado, e que Lupi tinha se apresentado à tarefa.

Segurando a bola
No cronograma do presidente do Senado, Renan Calheiros, a CPMI da Petrobras será instalada depois de 27 de maio. Os partidos têm até dia 20 para apresentar os integrantes, e ele tem três sessões para formalizar as escolhas (27). E de 28 a 6 de junho haverá um mutirão para limpar a pauta do Senado antes da Copa. E depois, é só correr para o abraço.

Colocando as mangas de fora
O TCU agora quer debater as políticas, além de fiscalizar as contas públicas. Os governadores Marconi Perillo (GO) e Agnelo Queiroz (DF) estão sendo convidados para debater o alto índice de criminalidade no entorno de Brasília.

Reação à cooptação
O candidato do PMDB ao governo do Ceará, Eunício Oliveira, conquistou o apoio do PROS nacional. Para desbaratar esse movimento, o governador Cid Gomes desembarca hoje em Brasília. Vem lembrar os compromissos de apoio a Dilma e de autonomia nas eleições estaduais. “Querem tirar o protagonismo do PROS onde ele é mais forte”, protesta Cid.

Caminho tortuoso
Torcedores da Colômbia pretendem vir ao Brasil de ônibus para as partidas da Copa. Mas temem os guerrilheiros das Farc. Por isso, um grupo de jornalistas fez o trajeto, de ônibus, entrando pela Amazônia e indo até Cuiabá. Deu tudo certo.

Até a pé nós iremos
Cerca de três mil torcedores do México virão de navio para assistir sua seleção em Natal. O porto da cidade fica após uma ponte, com altura para cargueiros, mas não para transatlânticos. Eles vão ter que descer em Recife e subir de ônibus.

O MINISTÉRIO DO TURISMO calcula que o um milhão de ingressos já vendidos para estrangeiros trará 365 mil turistas à Copa. A previsão é chegar a 600 mil.

Nenhum comentário: