terça-feira, 20 de maio de 2014

PMDB pede a intervenção de Lula

Paulo de Tarso Lyra – Correio Braziliense

A cúpula do PMDB no Senado foi ontem à sede do Instituto Lula, em São Paulo, pedir ao ex-presidente que interceda para resolver as pendências nos palanques regionais da legenda. Cada um dos presentes falou em nome do conjunto do partido, mas tinham também interesses específicos: o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), quer o apoio do PT ao filho na disputa pelo governo estadual; Eunício Oliveira quer resolver o imbróglio no Ceará; Eduardo Braga busca apoio do PMDB amazonense; e Romero Jucá, apoio ao filho Romero Jucá Júnior.

No encontro do PT realizado no início do mês, Lula avisou que não respeitaria os acordos fechados pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão. "Por isso, os peemedebistas foram ao instituto falar com quem resolve", disse um interlocutor do partido. Apesar de todos nutrirem uma simpatia pelo ex-presidente, ninguém ousou insinuar um movimento "Volta, Lula". "A presidente tem dado sinais de que não vai desistir de disputar a reeleição e Lula está pouco à vontade para assumir o desgaste", confidenciou uma integrante da cúpula do partido.

Câmara
A ausência das lideranças do PMDB da Câmara também tem justificativa. "O líder Eduardo Cunha (RJ) comanda o blocão; o presidente Henrique Eduardo Alves (RN) será candidato ao governo e excluiu o PT da aliança; e o PMDB baiano vai apoiar Aécio Neves (PSDB-MG). São eles quem estão se excluindo", explicou um aliado do vice-presidente, Michel Temer.

TSE recebe ação contra Lobão Filho
O PSDB entrou com uma representação de propaganda antecipada negativa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA). A ação reage ao pronunciamento do pré-candidato, feito em 3 de maio no Maranhão, no qual dizia que o presidenciável tucano Aécio Neves é contra o programa Bolsa Família.

Para o coordenador jurídico nacional da campanha, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), Lobinho constrói uma mentira e incute o medo nas pessoas. "Está claro que o senador Lobão está atendendo a uma orientação de cima", disse. O senador rebateu à denúncia alegando ter liberdade de expressar suas opiniões.

"Eu entendo que o Bolsa Família tem a cara do PT e também entendo que o PSDB vai contra (o programa)", disse Lobinho. (Naira Trindade)

Nenhum comentário: