sexta-feira, 2 de maio de 2014

Presidenciáveis fazem périplo por Minas e Bahia

Marcos de Moura e Souza e Bruno Peres – Valor Econômico

BELO HORIZONTE e COMANDATUBA (BA) - Os três pré-candidatos que disputarão a Presidência da República na eleição de outubro terão compromissos em Minas Gerais nos próximos dias. A presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) vão a Uberaba, no oeste do Estado. O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) será recebido por partidários em Belo Horizonte.

Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do país, atrás de São Paulo, e base dos eleitores de Aécio. Dilma também é mineira, mas fez carreira política no Rio Grande do Sul. É a quinta visita dela este ano ao Estado. Em Uberaba, Dilma participará da abertura da Expozebu, tradicional feira pecuária, que reúne criadores de todo o país.

Em seguida, Dilma e a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, farão o lançamento da pedra fundamental da fábrica de amônia da Petrobras - a amônia é matéria-prima para a fabricação de fertilizantes nitrogenados.

Aécio também estará em Uberaba, mas na agenda que o PSDB divulgou, o tucano não estará na festa de abertura; ele se reunirá com produtores na sexta à tarde.

No ano passado, Dilma e Aécio chegaram a se cumprimentar e a trocar algumas palavras no palco em que a presidente fez um discurso durante a abertura da exposição.

Pesquisas vêm mostrando queda nas intenções de voto em Dilma. Na última sondagem, da MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), ela apareceu com 37% ante 43,7% da rodada anterior.

As intenções de voto em Aécio subiram de 17% para 21,6% e em Campos de 9,9% para 11,8%.

Campos agendou para o dia 8 uma visita à Expozebu. Antes, na segunda-feira, ele é esperado na capital mineira para receber o título de cidadão honorário de Belo Horizonte. O ex-governador de Pernambuco aproveitará a viagem para participar de um encontro com empresários em Nova Lima e depois seguirá para Contagem, na região metropolitana, para também receber título de cidadão honorário.

Aécio e Campos também estarão juntos em um encontro com empresários entre esta quinta e sexta-feira na Ilha de Comandatuba (BA), acompanhados por apoiadores políticos.

Campos estará ao lado também de sua pré-candidata à vice, a ex-senadora Marina Silva (PSB).

Nenhum comentário: