sexta-feira, 30 de maio de 2014

PT critica atuação ‘passional’; PSDB lamenta decisão

• Para Vital do Rêgo, do PMDB, presidente do STF tem espaço em qualquer partido político

Isabel Braga e Cristiane Jungblut - O Globo

-BRASÍLIA- O anúncio da aposentadoria de Joaquim Barbosa não poupou o presidente do STF de críticas de líderes do PT no Congresso. O líder do PT na Câmara, Vicentinho (SP), afirmou que Barbosa usou o cargo para destilar seu ódio. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), acusou o ministro de agir com rigor excessivo em relação ao PT e de forma passional. Para a oposição, porém, alguns “moradores da Papuda” — uma referência aos condenados no mensalão — estão comemorando a aposentadoria precoce do ministro.

— Sugeri ao Lula que indicasse um negro ou uma negra para o Supremo. Não indiquei o Joaquim. Mesmo tendo sido o Joaquim, a indicação em si não foi em vão. Ele tem competência. A única coisa que questiono é ele ter agido com uma postura carregada de ódio, com politização, intolerância. Poderia ter usado o espaço para ajudar a combater a discriminação contra os negros. Não foi feliz em usar isso para destilar o ódio — disse Vicentinho.

“Comemoração na Papuda"
Humberto Costa foi no mesmo tom. — Sempre respeitei as posições tomadas por Joaquim Barbosa. Com o PT, no entanto, penso que ele agiu com um rigor que não teve em relação a outros partidos em fatos importantes na política brasileira, como o mensalão mineiro do PSDB, o mensalão do DEM e o escândalo do metrô de São Paulo. Essa forma passional com que, às vezes, exercia suas posições no Judiciário, levou-
o, como presidente do STF, a afrontar jurisprudências pacificadas e a própria tradição jurídica da Suprema Corte brasileira — disse o petista.

O vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), lamentou a aposentadoria precoce e aproveitou para dar uma estocada nos petistas condenados
no mensalão.

— Demorou muito para a população brasileira ver na cadeia alguns líderes nacionais . Soube hoje que alguns dos moradores da Papuda comemoram a aposentadoria de Joaquim Barbosa. Mas não é o caso do Brasil — disse Álvaro Dias.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Vital do Rêgo (PMDB PB), disse que os partidos, como o PMDB, sempre estarão de portas abertas para Barbosa.

— A decisão dele me surpreendeu. É um magistrado que honra a magistratura nacional. Desejo sucesso em sua nova vida. Todo homem honrado tem espaço em qualquer partido político, inclusive no PMDB. Mas ele nunca procurou o PMDB — disse Vital do Rêgo.

Nenhum comentário: