quarta-feira, 21 de maio de 2014

PT segura indicações para comissão mista

Raphael Di Cunto – Valor Econômico

BRASÍLIA - Na tentativa de postergar as investigações contra a Petrobras, o PT não indicou seus representantes para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista para apurar irregularidades na estatal e deixou para o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), indicar de ofício até terça-feira. "Evidente que não vou estabelecer prazos distintos para situações iguais", afirmou o pemedebista.

Renan já tinha informado a líderes da oposição, ontem à tarde, que respeitaria o prazo regimental de três sessões, após vencido o limite de cinco sessões a partir da leitura do requerimento, para nomear ele próprio os integrantes que faltassem. O procedimento foi o mesmo adotado na CPI exclusiva do Senado para investigar a Petrobras, boicotada pela oposição.

O presidente ainda deu início ontem à contagem do prazo de cinco sessões para indicação dos integrantes da CPI mista que investigará o cartel do metrô e do trem durante as gestões do PSDB em São Paulo e do DEM no Distrito Federal. O requerimento tinha sido apenas lido na sessão anterior do Congresso e enviado para verificação de assinaturas.

Para marcar posição em relação ao PT, o PSDB da Câmara já indicou ontem mesmo seus representantes no colegiado: os deputados Mendes Thame (SP) como titular e Bruno Araújo (PE) como suplente. A oposição quer evitar que as investigações sobre a Petrobras se restrinjam à CPI do Senado por entender que tem menos força entre os senadores, mais simpáticos ao Palácio do Planalto - e que já direcionaram as investigações para os adversários políticos do governo.

O PT fez ontem outra manobra para adiar o fim do prazo de indicações ao tentar derrubar a sessão ordinária da Câmara - que é usada para contar o tempo entre a leitura do requerimento de CPI e o prazo de indicações. O partido tentou manter uma sessão solene para homenagear os 80 anos de Luiz Carlos Prestes após as 14h, quando devem ter início as sessões ordinárias. Se a sessão fosse aberta depois desta hora, seria extraordinária, o que não contaria prazo para abertura da CPI mista, mas a tentativa foi contestada pela oposição.

Ontem, PSDB, DEM, PPS e PSB lançaram site com nome, telefone e perfil nas redes sociais dos líderes que ainda não tinham indicado os integrantes da CPI para pressionar pela instalação do colegiado. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-SP), encaminhou ao Congresso a lista de integrantes sem os nomes do PT, que foi o único partido da Casa a não nomear representantes. O partido também não respeitou os prazos no Senado.

Nenhum comentário: